AUTOGESTÃO E UTOPIA COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO.
"2024-01-24 11:43:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106031 "edicao_id" => 324 "trabalho_id" => 3840 "inscrito_id" => 2750 "titulo" => "AUTOGESTÃO E UTOPIA COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO." "resumo" => "Autogestão é o objeto de interesse deste estudo que tem como principal objetivo compreender o exercício da autogestão em sua trajetória histórica e na práxis pedagógica. No seu enfoque, busca perceber a autogestão, na sua dinâmica praxiológica e na sua perspectiva utópica, enxergando-a através da práxis vivenciada nos desejos daqueles(as) que sonham outra sociedade. O estudo faz uma revisão bibliográfica e analisa a autogestão como elemento constitutivo de novos fazeres pedagógicos, destacando suas potencialidades e limitações, enquanto processo educativo, constituidor de uma práxis que se propõe a formulação de processos organizativos entre sujeitos coletivos. A relevância deste estudo está na tentativa de apontar os desafios e as possibilidades de novos fazeres da organização coletiva, enfatizando a participação dos sujeitos e, como o princípio da autogestão pode permear essas novas práticas. A abordagem teórico-metodológica deste estudo se caracteriza como uma Pesquisa Qualitativa, de cunho histórico-dialético, e tendo como método de investigação, levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada. Na sua exposição, apresenta o exercício da autogestão como possibilidade de uma práxis pedagógica nos processos de organização coletiva. Através do estudo e nas suas considerações, pode-se perceber que existe na essência da autogestão uma práxis e uma utopia que se apresentam em vários momentos históricos nas experiências de projetos coletivos e na elevação da consciência e autonomia de mulheres e homens. A autogestão enquanto devir histórico se caracteriza por ser a negação a qualquer conduta de centralização, seja de ordem econômica ou social, portanto tem na ampla participação das pessoas nos processos decisórios, seu foco central." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID2750_TB3840_19112023151435.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:54:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCICLÉA TEIXEIRA LINS" "autor_nome_curto" => "LUCICLÉA LINS" "autor_email" => "luciclealins@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106031 "edicao_id" => 324 "trabalho_id" => 3840 "inscrito_id" => 2750 "titulo" => "AUTOGESTÃO E UTOPIA COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO." "resumo" => "Autogestão é o objeto de interesse deste estudo que tem como principal objetivo compreender o exercício da autogestão em sua trajetória histórica e na práxis pedagógica. No seu enfoque, busca perceber a autogestão, na sua dinâmica praxiológica e na sua perspectiva utópica, enxergando-a através da práxis vivenciada nos desejos daqueles(as) que sonham outra sociedade. O estudo faz uma revisão bibliográfica e analisa a autogestão como elemento constitutivo de novos fazeres pedagógicos, destacando suas potencialidades e limitações, enquanto processo educativo, constituidor de uma práxis que se propõe a formulação de processos organizativos entre sujeitos coletivos. A relevância deste estudo está na tentativa de apontar os desafios e as possibilidades de novos fazeres da organização coletiva, enfatizando a participação dos sujeitos e, como o princípio da autogestão pode permear essas novas práticas. A abordagem teórico-metodológica deste estudo se caracteriza como uma Pesquisa Qualitativa, de cunho histórico-dialético, e tendo como método de investigação, levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada. Na sua exposição, apresenta o exercício da autogestão como possibilidade de uma práxis pedagógica nos processos de organização coletiva. Através do estudo e nas suas considerações, pode-se perceber que existe na essência da autogestão uma práxis e uma utopia que se apresentam em vários momentos históricos nas experiências de projetos coletivos e na elevação da consciência e autonomia de mulheres e homens. A autogestão enquanto devir histórico se caracteriza por ser a negação a qualquer conduta de centralização, seja de ordem econômica ou social, portanto tem na ampla participação das pessoas nos processos decisórios, seu foco central." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID2750_TB3840_19112023151435.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:54:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCICLÉA TEIXEIRA LINS" "autor_nome_curto" => "LUCICLÉA LINS" "autor_email" => "luciclealins@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 324 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "logo" => null "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 324 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "logo" => null "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 200 "edicao_id" => 324 "codigo" => "978-85-61702-84-7" "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO (IFRN)<br />\r\n ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA (IFRN)<br />\r\n FÁTIMA MARIA OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n FERNANDA LÍGIA RODRIGUES LOPES (IFRN)<br />\r\n FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES (UFRN)<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA (IFRN)<br />\r\n JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES (IFRN)<br />\r\n KARINA LIMA (IFRN)<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA (IFRN)<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA (IFRN)<br />\r\n VERÔNICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 200 "edicao_id" => 324 "codigo" => "978-85-61702-84-7" "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO (IFRN)<br />\r\n ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA (IFRN)<br />\r\n FÁTIMA MARIA OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n FERNANDA LÍGIA RODRIGUES LOPES (IFRN)<br />\r\n FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES (UFRN)<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA (IFRN)<br />\r\n JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES (IFRN)<br />\r\n KARINA LIMA (IFRN)<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA (IFRN)<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA (IFRN)<br />\r\n VERÔNICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }