FLORESTAN FERNANDES: CRÍTICO DA EDUCAÇÃO CONSERVADORA
"2024-01-24 11:43:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106026 "edicao_id" => 324 "trabalho_id" => 432 "inscrito_id" => 2791 "titulo" => "FLORESTAN FERNANDES: CRÍTICO DA EDUCAÇÃO CONSERVADORA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar a crítica realizada pelo sociólogo paulista Florestan Fernandes (1920-1995) a educação conservadora no Brasil. Esta análise integra uma pesquisa mais ampla sobre o conservadorismo no pensamento social brasileiro e, no que tange a educação e ao referido autor, manifesta uma análise fundamentada, principalmente, no humanismo socialista como contraponto ao conservadorismo e o formalismo de seu discurso meritocrático. Esta pesquisa, em termos metodológicos, é de cunho qualitativo-bibliográfico e tomou a obra educacional de Florestan Fernandes como instância empírica de análise. Além disso, dialoga com trabalhos teóricos do autor que, na busca pela consolidação de uma sociologia arquitetada metodologicamente, almejou a cientificidade em oposição ao que chamou de conservadorismo cultural. Os resultados evidenciam a existência de uma crítica ao conservadorismo e de seus desdobramentos sobre a esfera educacional, principalmente, com a valorização de uma lógica humanista, comprometida com a dignidade humana e com uma ideia de desenvolvimento que suplanta o estritamente econômico como norteadores dos fundamentos e da prática educativa como proposta para o Brasil. Assim, ao evidenciar as históricas fissuras socioeconômicas, aponta para o conservadorismo como uma cultura política que faz sentido em determinadas instâncias de classe, principalmente, as favorecidas. Para as demais, as ideias conservadoras contribuem apenas para a produção e reprodução destas mesmas fissuras que, em termos educacionais, significa negar a importância de heranças materiais e culturais como marcas do privilegio educacional escamoteadas pelo discurso meritocrático conservador." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID2791_TB432_10112023213632.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:54:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELSON DOS SANTOS GOMES JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ELSON" "autor_email" => "elsonuenf@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106026 "edicao_id" => 324 "trabalho_id" => 432 "inscrito_id" => 2791 "titulo" => "FLORESTAN FERNANDES: CRÍTICO DA EDUCAÇÃO CONSERVADORA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar a crítica realizada pelo sociólogo paulista Florestan Fernandes (1920-1995) a educação conservadora no Brasil. Esta análise integra uma pesquisa mais ampla sobre o conservadorismo no pensamento social brasileiro e, no que tange a educação e ao referido autor, manifesta uma análise fundamentada, principalmente, no humanismo socialista como contraponto ao conservadorismo e o formalismo de seu discurso meritocrático. Esta pesquisa, em termos metodológicos, é de cunho qualitativo-bibliográfico e tomou a obra educacional de Florestan Fernandes como instância empírica de análise. Além disso, dialoga com trabalhos teóricos do autor que, na busca pela consolidação de uma sociologia arquitetada metodologicamente, almejou a cientificidade em oposição ao que chamou de conservadorismo cultural. Os resultados evidenciam a existência de uma crítica ao conservadorismo e de seus desdobramentos sobre a esfera educacional, principalmente, com a valorização de uma lógica humanista, comprometida com a dignidade humana e com uma ideia de desenvolvimento que suplanta o estritamente econômico como norteadores dos fundamentos e da prática educativa como proposta para o Brasil. Assim, ao evidenciar as históricas fissuras socioeconômicas, aponta para o conservadorismo como uma cultura política que faz sentido em determinadas instâncias de classe, principalmente, as favorecidas. Para as demais, as ideias conservadoras contribuem apenas para a produção e reprodução destas mesmas fissuras que, em termos educacionais, significa negar a importância de heranças materiais e culturais como marcas do privilegio educacional escamoteadas pelo discurso meritocrático conservador." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID2791_TB432_10112023213632.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:54:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELSON DOS SANTOS GOMES JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ELSON" "autor_email" => "elsonuenf@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 324 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "logo" => null "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 324 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "logo" => null "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 200 "edicao_id" => 324 "codigo" => "978-85-61702-84-7" "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO (IFRN)<br />\r\n ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA (IFRN)<br />\r\n FÁTIMA MARIA OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n FERNANDA LÍGIA RODRIGUES LOPES (IFRN)<br />\r\n FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES (UFRN)<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA (IFRN)<br />\r\n JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES (IFRN)<br />\r\n KARINA LIMA (IFRN)<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA (IFRN)<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA (IFRN)<br />\r\n VERÔNICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 200 "edicao_id" => 324 "codigo" => "978-85-61702-84-7" "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO (IFRN)<br />\r\n ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA (IFRN)<br />\r\n FÁTIMA MARIA OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n FERNANDA LÍGIA RODRIGUES LOPES (IFRN)<br />\r\n FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES (UFRN)<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA (IFRN)<br />\r\n JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES (IFRN)<br />\r\n KARINA LIMA (IFRN)<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA (IFRN)<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA (IFRN)<br />\r\n VERÔNICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }