LÍNGUA PORTUGUESA: GÊNEROS DISCURSIVOS PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO E AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-01-24 11:27:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106096 "edicao_id" => 322 "trabalho_id" => 6696 "inscrito_id" => 811 "titulo" => "LÍNGUA PORTUGUESA: GÊNEROS DISCURSIVOS PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO E AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Nesta pesquisa, temos o interesse em analisar a proposta de trabalho com os gêneros discursivos no livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental aprovada pelo PNLD 2022, a partir dos gêneros discursivos presentes na obra, observarmos quais são as estratégias de escrita voltadas para esses estudantes, futuros alunos do Ensino Médio. O estudante do 9º ano precisa desenvolver suas habilidades e competências de leitura, interpretação, escrita e o mais importante, saber utilizar essas habilidades e competências nas mais variadas situações do dia a dia. Um dos nossos objetivos é analisar um livro didático destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, com a intenção de analisar, refletir e discutir acerca dos diferentes gêneros discursivos encontrados na obra e quais são as estratégias de ensino presente. O livro didático é uma ferramenta importante para os docentes em suas práticas pedagógicas, como também um facilitador para o ensino e aprendizado dos estudantes. Dessa maneira, analisamos e refletimos as propostas de um livro didático 9º ano do Ensino Fundamental, como são as abordagens dos gêneros discursivos nessa fase de ensino e quais são as propostas e estratégias de ensino voltadas para a prática de produção textual. Para isso, nos apoiamos nas contribuições da BNCC (2018), Bakhtin (2003), Fiorin (2006), dentre outros autores." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID811_TB6696_20062023205841.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:59:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "Adilma Gomes da" "autor_email" => "adilmalibrasp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106096 "edicao_id" => 322 "trabalho_id" => 6696 "inscrito_id" => 811 "titulo" => "LÍNGUA PORTUGUESA: GÊNEROS DISCURSIVOS PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO E AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Nesta pesquisa, temos o interesse em analisar a proposta de trabalho com os gêneros discursivos no livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental aprovada pelo PNLD 2022, a partir dos gêneros discursivos presentes na obra, observarmos quais são as estratégias de escrita voltadas para esses estudantes, futuros alunos do Ensino Médio. O estudante do 9º ano precisa desenvolver suas habilidades e competências de leitura, interpretação, escrita e o mais importante, saber utilizar essas habilidades e competências nas mais variadas situações do dia a dia. Um dos nossos objetivos é analisar um livro didático destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, com a intenção de analisar, refletir e discutir acerca dos diferentes gêneros discursivos encontrados na obra e quais são as estratégias de ensino presente. O livro didático é uma ferramenta importante para os docentes em suas práticas pedagógicas, como também um facilitador para o ensino e aprendizado dos estudantes. Dessa maneira, analisamos e refletimos as propostas de um livro didático 9º ano do Ensino Fundamental, como são as abordagens dos gêneros discursivos nessa fase de ensino e quais são as propostas e estratégias de ensino voltadas para a prática de produção textual. Para isso, nos apoiamos nas contribuições da BNCC (2018), Bakhtin (2003), Fiorin (2006), dentre outros autores." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID811_TB6696_20062023205841.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:59:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "Adilma Gomes da" "autor_email" => "adilmalibrasp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 322 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "logo" => null "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 322 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "logo" => null "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 198 "edicao_id" => 322 "codigo" => "978-85-61702-76-2" "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n JÉSSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (FUNDAJ)<br />\r\n JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA (EBTT-IEPIC)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES (UFAC)<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 198 "edicao_id" => 322 "codigo" => "978-85-61702-76-2" "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n JÉSSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (FUNDAJ)<br />\r\n JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA (EBTT-IEPIC)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES (UFAC)<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }