MOURA, Paulo Roberto De et al.. Resumo de experiência (re). Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/106265>. Acesso em: 25/11/2024 00:05
O trabalho em questão envolve a integração de atividades lúdicas e educacionais, abrangendo o uso de jogos e dinâmicas na sala de aula, como o bingo, como ferramentas de aprendizado relacionadas à história, filmes e documentários. Além disso, são implementados exercícios de fixação e questionários como parte do processo de ensino. Uma parte fundamental do programa é a apresentação de seminários pelos alunos. Inicialmente, muitos enfrentam desafios na apresentação, com a tendência de ler diretamente dos slides, em vez de explicar com suas próprias palavras, algo que vem evoluindo gradualmente. No âmbito metodológico, a abordagem construtivista desempenha um papel fundamental. Segundo essa metodologia, os alunos são vistos como protagonistas ativos de seu aprendizado, construindo conhecimento de forma autônoma. Os professores atuam como mediadores, proporcionando materiais e problemas para que os alunos possam refletir, levantar hipóteses e explorar conceitos. Nessa linha pedagógica, os alunos são encorajados a participar ativamente das aulas expositivas, fazendo comentários, críticas e observações sobre os conteúdos apresentados, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e construtivo. Como resultado até o momento, observa-se uma melhoria gradual na capacidade dos alunos de realizar apresentações mais fluentes e críticas. Os estudantes têm demonstrado maior domínio dos conteúdos, e o processo de construção autônoma do conhecimento tem enriquecido sua experiência de aprendizado, tornando-a mais significativa e engajada.