O presente artigo aborda uma experiência de regência sobre operações básicas no Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande. A metodologia de trabalho em que nos baseamos teoricamente é a Lesson Study (estudos de aula). A regência ocorreu com 25 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Padre Antonino, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 21 de agosto e 21 de setembro de 2023, com um total de 21 aulas. No artigo relatamos o momento das aulas 5 e 6, que ocorreram de forma expositiva e dialogada. Durante as aulas e evolução de conteúdos percebemos a grande dificuldade dos alunos com as operações básicas, especificamente multiplicação e divisão, mesmo estando no 9º ano. A partir de um simulado envolvendo regra de três, alguns dos alunos apresentaram déficits enormes em questões básicas como uma divisão entre unidades iguais, o que gerou uma grande preocupação para nós que estávamos conduzindo as aulas. A aprendizagem das operações de multiplicação e divisão são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em próximos conteúdos e até mesmo no cotidiano e a falta de domínio destes pode gerar muitos desafios no caminho educacional.