Este relato tem como objetivo descrever minha experiência de iniciação à docência no Programa Residência Pedagógica, ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a finalidade de fomentar projetos institucionais de incentivo à docência. Atuei na ECIT Nenzinha Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Esta vivência transcendeu o convencional, consolidando-se como um envolvente projeto educacional. Entre formações remotas e práticas inovadoras, consegui desenvolver novas abordagens, inspiradas por teorias fundamentais de Paulo Freire (1970). A fase prática desdobrou-se em descobertas valiosas, transformando observações em ações pedagógicas impactantes, alinhadas à visão de Marc Prensky (2001), sobre a importância da tecnologia na educação. Do importante minicurso de férias, cuja proposta foi o ensino de Espanhol com foco em aspectos culturais dos países hispânicos, à participação no IX ENID (IX Encontro de Iniciação à Docência), este relato instiga a explorar como Programa de Residência Pedagógica pode revolucionar a formação docente, proporcionando uma perspectiva envolvente na construção de práticas educacionais inovadoras.