Este relato visa compartilhar as experiências vivenciadas pela autora, enquanto bolsista residente vinculada ao curso de Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O aprendizado durante as aulas e mini cursos ministrados, e também nos momentos enriquecedores durante as reuniões de formação junto aos demais residentes, docente orientadora, preceptores e professores voluntários, fez toda a diferença em minha formação. Experimentei um processo de imersão completo em uma escola pública que me proporcionou uma visão holística das práticas educacionais. Por meio desta narrativa, almeja-se ressaltar a relevância de um programa que oferece aos alunos de graduação a oportunidade ímpar de vivenciarem o ambiente escolar real, interagindo com alunos reais e construindo experiências significativas que transcendem os limites da sala de aula. Essa vivência prática contribui não apenas para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores, mas também para o fortalecimento do vínculo entre teoria e prática, essencial para uma formação sólida e comprometida com a transformação da educação. Para dar respaldo teórico ao meu relato, busquei apoio em Carvalho et. al (2003), Silva & Gaspar, 2018 e Daniel Cassany (2006).