No processo de ensino e aprendizagem muito se fala em estratégias e metodologias que visem diminuir as dificuldades na compreensão e assimilação dos conteúdos lecionados em sala de aula. Nesse contexto, nota-se a dificuldade que os alunos possuem no ensino da química orgânica. Os jogos didáticos desempenham um papel fundamental no ensino da química, pois oferecem uma abordagem interativa e envolvente que complementa as aulas expositivas tradicionais. Ao transformar conceitos abstratos em desafios práticos e divertidos, os jogos estimulam o interesse dos alunos e promovem uma aprendizagem ativa. O objetivo desse trabalho foi apresentar um jogo educativo para ser aplicado nas aulas de química orgânica em turmas do terceiro ano do ensino médio durante o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UEPB e avaliar a aprendizagem dos alunos acerca dos conteúdos abordados sobre a nomenclatura e a estrutura dos hidrocarbonetos mediante a aplicação do jogo. A metodologia consistiu na elaboração de um questionário pré-jogo para identificar dificuldades dos alunos em química orgânica, seguido pela criação e aplicação de um jogo didático chamado "Dominó de Hidrocarbonetos". Após a execução do jogo, um questionário pós-jogo foi utilizado para avaliar a percepção dos alunos sobre o ensino tradicional versus o uso de jogos didáticos, permitindo uma análise comparativa da eficácia do jogo educativo no processo de ensino e aprendizagem da química. Os resultados demonstraram que o jogo atendeu às expectativas, proporcionando uma dinâmica mais interativa e recebida positivamente pelos alunos. A avaliação, realizada de forma qualitativa e quantitativa, revelou melhorias na assimilação do conteúdo, na participação ativa dos estudantes e na interação social por meio do envolvimento dos grupos.