O presente trabalho trata-se de um relato de experiência advindo de uma atividade desenvolvida através da nossa atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES?). Essa experiência aconteceu na turma do 8° ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental II Profª. Maria do Socorro Aragão Liberal que está localizada na cidade de Monteiro, Paraíba. O objetivo da atividade proposta foi analisar a importância do lúdico enquanto recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Visando trabalhar em cima da dificuldade que os alunos apresentam em relação ao conteúdo de números inteiros, utilizamos o jogo “Zero Ganha” como nossa ferramenta de ensino, o jogo por sua vez faz com que os alunos fiquem mais atentos e busquem estratégias que os façam chegar ao resultado zero, isso acontece porque são disponibilizadas a cada jogador 6 cartas aleatórias que podem conter números ou alguma carta coringa, após um breve cálculo de forma “automática” eles calculam números negativos e positivos sem precisar decorar os sinais, já que isso acontece de forma gradativa e voluntária. Para tal realização tivemos como principal referencial teórico o livro de Aníbal de Menezes Maciel que é um conjunto de materiais brilhantes e que muito contribuem para a reprodução das atividades nele descritas em sala de aula, com uma linguagem de fácil compreensão este livro também busca preparar o docente para situações díspares que acontecem no âmbito educacional. Após a aplicação desta atividade percebemos a empolgação e colaboração dos alunos para tornarem o momento o mais dinâmico possível, deixando evidente suas dificuldades em determinados momentos da atividade, eles mostraram o quanto estavam dispostos a aprender. Logo assim, os resultados alcançados ao final da atividade lúdica foram totalmente positivos, superando nossas expectativas.