Este estudo propõe uma metodologia de ensino que envolva os alunos na aprendizagem sobre o universo e a vida cósmica. Ao aplicar a sequência de ensino sobre “A Origem do Universo e da Vida Cósmica através da Aprendizagem Baseada em Projetos” (ABP), reestruturaremos nosso sistema educacional para levar em conta a complexidade desses tópicos e torná-lo mais envolvente e eficaz. Os principais objetivos são estimular a curiosidade dos alunos, promovendo uma compreensão profunda dos princípios astronômicos e desenvolver capacidades analíticas e críticas. O projeto foi realizado na Escola Benjamin Maranhão em Araruna PB e contou com atividades práticas e interativas como observação do céu e das estrelas. Embora existam desafios para a implementação, a experiência tem mostrado que esta abordagem pode ser uma estratégia eficaz para o ensino de conceitos científicos na sala de aula, proporcionando uma experiência de aprendizagem envolvente e significativa para os alunos. Além disso, essa metodologia visa promover o trabalho em equipe, a criatividade e as habilidades de comunicação por meio da criação de histórias em quadrinhos sobre a vida extraterrestre e outros temas interdisciplinares. Esta iniciativa promove uma educação mais dinâmica e acessível que aborda temas complexos de forma estimulante e relevante para os alunos.