OS DESAFIOS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA ERA DO ANTROPOCENO
"2024-05-17 11:58:18" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107040 "edicao_id" => 348 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 52 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA ERA DO ANTROPOCENO" "resumo" => "Este artigo compõe-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que tem como objeto de estudo o ensino de Biologia e o Antropoceno. O presente artigo se configura a partir de um dos objetivos que consiste em realizar uma revisão de literatura para compreender a era do Antropoceno relacionando-a com o ensino de Biologia. Para isso, a presente pesquisa pautou-se na metodologia da pesquisa bibliográfica, recorrendo a autores importantes sobre a era do Antropoceno. A partir desse levantamento teórico, foi possível estabelecer paralelos entre os marcos que delimitam o Antropoceno e o ensino de Biologia e, dessa forma, contribuir para uma melhor compreensão da teoria do Antropoceno. Para isso, a presente pesquisa pautou-se na metodologia da pesquisa bibliográfica que segundo Gray (2012) é um tipo de pesquisa que tem como um de seus propósitos um entendimento atualizado da temática estudada, do ponto de vista filosófico e epistemológico. A partir desse levantamento teórico, foi possível estabelecer conexões entre a teoria do Antropoceno com o ensino de Biologia e, dessa forma, como principais resultados, descreveu-se o espaço da dimensão científica do Antropoceno na perspectiva dos conflitos ambientais, contribuindo para uma melhor compreensão desses termos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Educação Meio ambiente e sustentabilidade (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID52_TB21_19032024224744.pdf" "created_at" => "2024-05-22 15:56:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN DE ANGELES GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALAN DE ANGELES" "autor_email" => "alan.angeles.guedes.silva@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena" "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cec/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18" "publicacao_id" => 109 "publicacao_nome" => "Revista CEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107040 "edicao_id" => 348 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 52 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA ERA DO ANTROPOCENO" "resumo" => "Este artigo compõe-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que tem como objeto de estudo o ensino de Biologia e o Antropoceno. O presente artigo se configura a partir de um dos objetivos que consiste em realizar uma revisão de literatura para compreender a era do Antropoceno relacionando-a com o ensino de Biologia. Para isso, a presente pesquisa pautou-se na metodologia da pesquisa bibliográfica, recorrendo a autores importantes sobre a era do Antropoceno. A partir desse levantamento teórico, foi possível estabelecer paralelos entre os marcos que delimitam o Antropoceno e o ensino de Biologia e, dessa forma, contribuir para uma melhor compreensão da teoria do Antropoceno. Para isso, a presente pesquisa pautou-se na metodologia da pesquisa bibliográfica que segundo Gray (2012) é um tipo de pesquisa que tem como um de seus propósitos um entendimento atualizado da temática estudada, do ponto de vista filosófico e epistemológico. A partir desse levantamento teórico, foi possível estabelecer conexões entre a teoria do Antropoceno com o ensino de Biologia e, dessa forma, como principais resultados, descreveu-se o espaço da dimensão científica do Antropoceno na perspectiva dos conflitos ambientais, contribuindo para uma melhor compreensão desses termos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Educação Meio ambiente e sustentabilidade (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID52_TB21_19032024224744.pdf" "created_at" => "2024-05-22 15:56:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN DE ANGELES GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALAN DE ANGELES" "autor_email" => "alan.angeles.guedes.silva@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena" "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cec/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18" "publicacao_id" => 109 "publicacao_nome" => "Revista CEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }