Os cursos de licenciatura geralmente se concentram em explorações teóricas, fornecendo uma base sólida de conceitos fundamentais para a formação de futuros professores. No entanto, a habilidade de articular teoria e prática é essencial para uma atuação efetiva na docência. Nesse sentido, as iniciações à docência permitem que os licenciandos tenham um contato mais próximo com os conteúdos teóricos, proporcionando uma formação mais holística. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da execução do projeto “Aulões de redação” que visava realizar aulões preparatórios de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com alunos do ensino médio, com a finalidade de desenvolver habilidades de análise crítica e fortalecer a capacidade de argumentação na escrita, através do programa de Residência Pedagógica (PRP). Para isso, foram realizados cinco encontros com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública no município de Bom Jesus, Piauí. Em cada encontro, foram conduzidos aulões de duas horas, abordando desde a elaboração do título até a conclusão de uma redação. Ao longo do projeto, foi perceptível a princípio que muitos alunos possuíam conhecimentos e habilidades limitadas para desenvolver uma redação. No entanto, ao passar de cada encontro, os alunos demonstraram progresso, utilizando as estratégias aplicadas nos aulões para compreender e absorver o conteúdo. Os alunos destacaram que o projeto foi muito benéfico para tirar dúvidas e colocar em prática o seu e novos conhecimentos, tornando-os mais críticos e capazes de produzir uma redação de qualidade durante o ENEM.