Este trabalho apresenta o relato de uma experiência vivida no Programa Residência Pedagógica - PRP, realizado no Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro - CIEPS, onde incorporamos conceitos de lógica de programação às aulas de física, visando promover um aprendizado significativo e estimular habilidades cognitivas nos alunos. O projeto foi desenvolvido em duas etapas, na primeira os alunos foram introduzidos aos conceitos fundamentais da programação, como algoritmos, variáveis e estruturas de controle da ferramenta Portugol Studio. Na segunda etapa, os alunos foram conduzidos a explorar a interface da plataforma e desafiados a resolver os exercícios. Os resultados obtidos refletiram um impacto positivo dessa abordagem, evidenciamos um aumento significativo no engajamento dos estudantes e sua genuína aplicação dos conceitos aprendidos. A utilização de exemplos práticos do cotidiano facilitou a compreensão da programação, tornando o conteúdo mais acessível e relevante para os alunos. No entanto, enfrentamos desafios relacionados à disparidade no letramento tecnológico dos alunos, exigindo um investimento adicional de tempo e recursos para fornecer suporte individualizado. Apesar desses obstáculos, a experiência revelou a importância de abordagens inovadoras na educação e evidenciou a necessidade de preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo, onde o domínio da tecnologia e o pensamento crítico são essenciais. Assim, a integração da programação nas aulas de física se mostrou uma estratégia relevante para promover uma aprendizagem significativa e preparar os alunos para o sucesso acadêmico e profissional.