Um dos desafios do ensino é modificar a abordagem tradicional de aprendizagem. Muitas vezes, os alunos são passivos, apenas ouvindo o professor sem questionar, devido à crença de que o professor detém todo o conhecimento. Alterar essa mentalidade é importante para promover uma educação mais interativa e participativa. Além disso, é preocupante a escassa abordagem da zoologia na educação básica, com muitas escolas ainda dependendo exclusivamente de livros didáticos em aulas tradicionais. Com o objetivo de aprimorar a compreensão dos alunos sobre a diversidade de peixes, propomos uma abordagem prática: a criação de modelos usando massa de modelar. Essa atividade visa facilitar a identificação de características dos peixes, estimular a exploração criativa e promover uma aprendizagem mais significativa. Para isso, foi realizada uma aula prática na segunda série do ensino médio na Unidade Escolar Araci Lustosa, abordando os tipos de peixes, sua importância e características. Após a atividade prática, promovemos uma troca de conhecimentos, considerando sempre a vivência cotidiana dos alunos. Observamos um entusiasmo evidente por parte dos alunos durante a atividade prática, evidenciando seu engajamento na busca por conhecimento. Esta abordagem promove não apenas a criatividade e curiosidade dos alunos, mas também destaca a importância de estratégias inovadoras para o processo de aprendizagem. É essencial que os professores estejam abertos a adotar novas práticas de ensino para alcançar resultados eficazes.