O presente relato de experiência trata de uma atividade de intervenção que buscou evidenciar as contribuições da brincadeira para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é apresentar os resultados e contribuições da atividade realizada em uma turma de Pré-I, constituída por crianças de 4 a 5 anos, promovendo uma reflexão sobre a importância de um ambiente de aprendizado lúdico para o desenvolvimento integral da criança. Utilizou-se a observação e análise para sondagem do nível de conhecimento das crianças. Para estimular a participação da turma na atividade, foram usadas perguntas com alternativas. Os resultados da intervenção revelaram a importância de inserir na aprendizagem da educação infantil atividades que proporcionem o trabalho com as emoções, além de reconhecer o destaque da contribuição das brincadeiras para a aprendizagem, alinhados com os conteúdos planejados a serem ensinados. Em síntese, a intervenção com enfoque na aprendizagem das letras, utilizando as brincadeiras como ferramentas de ensino-aprendizagem, foi crucial para repensar as práticas em sala de aula, promovendo aprendizagens significativas com aulas atrativas, levando em consideração a realidade e as necessidades dos alunos.