Este trabalho destaca o potencial transformador da Inteligência Artificial na educação, especialmente por meio de uma intervenção realizada no Ensino Médio durante a participação no Programa Residência Pedagógica. Ao explorar as abordagens para a utilização eficaz da Inteligência Artificial (IA) para uma experiência educacional enriquecedora para os alunos e ampliação de nossas práticas pedagógicas. A utilização da IA como instrumento educacional no Ensino Médio está se configurando como uma abordagem transformadora. Ao incorporar tecnologias avançadas de IA no ambiente educacional, abre-se um vasto horizonte de oportunidades. A metodologia adotada para este estudo baseou-se na abordagem descritiva e analítica. Foram consultados artigos científicos, livros e sites que discutiam acerca da aplicação da IA na educação, tendo ênfase no Ensino Médio. A análise dos materiais selecionados permitiu identificar estratégias e abordagens relevantes para a utilização eficaz no processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam uma variedade de abordagens e estratégias para a aplicação da IA na educação, especialmente no contexto do Ensino Médio. A discussão dos resultados revela a importância de uma integração reflexiva da IA ao ambiente educacional. Embora as tecnologias baseadas em IA ofereçam oportunidades promissoras para aprimorar a educação, é crucial considerar questões éticas, como privacidade e equidade, bem como também garantir a formação adequada dos educadores e educandos para aproveitar ao máximo essas ferramentas, sendo como fundamental abordar preocupações com uso da IA.