Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ABORDAGEM TRANSFORMADORA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, TRANSFORMADORA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Poster ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108736
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 3022
    "titulo" => "POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ABORDAGEM TRANSFORMADORA"
    "resumo" => "Este trabalho destaca o potencial transformador da Inteligência Artificial na educação, especialmente por meio de uma intervenção realizada no Ensino Médio durante a participação no Programa Residência Pedagógica. Ao explorar as abordagens para a utilização eficaz da Inteligência Artificial (IA) para uma experiência educacional enriquecedora para os alunos e ampliação de nossas práticas pedagógicas. A utilização da IA como instrumento educacional no Ensino Médio está se configurando como uma abordagem transformadora. Ao incorporar tecnologias avançadas de IA no ambiente educacional, abre-se um vasto horizonte de oportunidades. A metodologia adotada para este estudo baseou-se na abordagem descritiva e analítica. Foram consultados artigos científicos, livros e sites que discutiam acerca da aplicação da IA na educação, tendo ênfase no Ensino Médio. A análise dos materiais selecionados permitiu identificar estratégias e abordagens relevantes para a utilização eficaz no processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam uma variedade de abordagens e estratégias para a aplicação da IA na educação, especialmente no contexto do Ensino Médio. A discussão dos resultados revela a importância de uma integração reflexiva da IA ao ambiente educacional. Embora as tecnologias baseadas em IA ofereçam oportunidades promissoras para aprimorar a educação, é crucial considerar questões éticas, como privacidade e equidade, bem como também garantir a formação adequada dos educadores e educandos para aproveitar ao máximo essas ferramentas, sendo como fundamental abordar preocupações com uso da IA."
    "modalidade" => "Poster"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, TRANSFORMADORA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "66ab81be0f5bb_01082024093822.pdf"
    "created_at" => "2024-08-01 09:38:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEYLSON FLORÊNCIO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "cleylson.costa@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108736
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 3022
    "titulo" => "POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ABORDAGEM TRANSFORMADORA"
    "resumo" => "Este trabalho destaca o potencial transformador da Inteligência Artificial na educação, especialmente por meio de uma intervenção realizada no Ensino Médio durante a participação no Programa Residência Pedagógica. Ao explorar as abordagens para a utilização eficaz da Inteligência Artificial (IA) para uma experiência educacional enriquecedora para os alunos e ampliação de nossas práticas pedagógicas. A utilização da IA como instrumento educacional no Ensino Médio está se configurando como uma abordagem transformadora. Ao incorporar tecnologias avançadas de IA no ambiente educacional, abre-se um vasto horizonte de oportunidades. A metodologia adotada para este estudo baseou-se na abordagem descritiva e analítica. Foram consultados artigos científicos, livros e sites que discutiam acerca da aplicação da IA na educação, tendo ênfase no Ensino Médio. A análise dos materiais selecionados permitiu identificar estratégias e abordagens relevantes para a utilização eficaz no processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam uma variedade de abordagens e estratégias para a aplicação da IA na educação, especialmente no contexto do Ensino Médio. A discussão dos resultados revela a importância de uma integração reflexiva da IA ao ambiente educacional. Embora as tecnologias baseadas em IA ofereçam oportunidades promissoras para aprimorar a educação, é crucial considerar questões éticas, como privacidade e equidade, bem como também garantir a formação adequada dos educadores e educandos para aproveitar ao máximo essas ferramentas, sendo como fundamental abordar preocupações com uso da IA."
    "modalidade" => "Poster"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, TRANSFORMADORA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "66ab81be0f5bb_01082024093822.pdf"
    "created_at" => "2024-08-01 09:38:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEYLSON FLORÊNCIO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "cleylson.costa@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho destaca o potencial transformador da Inteligência Artificial na educação, especialmente por meio de uma intervenção realizada no Ensino Médio durante a participação no Programa Residência Pedagógica. Ao explorar as abordagens para a utilização eficaz da Inteligência Artificial (IA) para uma experiência educacional enriquecedora para os alunos e ampliação de nossas práticas pedagógicas. A utilização da IA como instrumento educacional no Ensino Médio está se configurando como uma abordagem transformadora. Ao incorporar tecnologias avançadas de IA no ambiente educacional, abre-se um vasto horizonte de oportunidades. A metodologia adotada para este estudo baseou-se na abordagem descritiva e analítica. Foram consultados artigos científicos, livros e sites que discutiam acerca da aplicação da IA na educação, tendo ênfase no Ensino Médio. A análise dos materiais selecionados permitiu identificar estratégias e abordagens relevantes para a utilização eficaz no processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam uma variedade de abordagens e estratégias para a aplicação da IA na educação, especialmente no contexto do Ensino Médio. A discussão dos resultados revela a importância de uma integração reflexiva da IA ao ambiente educacional. Embora as tecnologias baseadas em IA ofereçam oportunidades promissoras para aprimorar a educação, é crucial considerar questões éticas, como privacidade e equidade, bem como também garantir a formação adequada dos educadores e educandos para aproveitar ao máximo essas ferramentas, sendo como fundamental abordar preocupações com uso da IA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.