O uso de jogos educacionais no ensino de Química é uma estratégia poderosa para engajar os alunos e tornar as aulas mais dinâmicas e eficazes. A abordagem tradicional de ensino com aulas predominantemente expositivas pode resultar em desinteresse e dificuldade de aprendizado. A implementação de metodologias ativas, como jogos lúdicos, pode promover uma participação mais ativa dos alunos em seu processo de aprendizagem, levando a uma compreensão mais profunda dos conceitos químicos. Um exemplo prático é o QuiBingo, uma atividade desenvolvida para auxiliar os alunos na compreensão da Tabela Periódica. Este jogo proporcionou um aprendizado significativo, incentivando a interação e tornando as aulas mais interessantes e envolventes. Ao incorporar elementos lúdicos e interativos, os jogos educacionais podem não apenas avaliar o entendimento dos alunos, mas também reforçar o conteúdo de maneira memorável. Assim, a utilização de recursos didáticos, como jogos, pode proporcionar uma experiência de aprendizado mais eficaz, incentivando a participação dos alunos e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem de forma inovadora e estimulante.