O estágio é uma etapa importante na formação docente, onde se vivencia a indissociabilidade da teoria e prática. Este trabalho relata uma das experiências vivenciadas no estágio, onde foi possível constatar que a tecnologia se tornou uma aliada importante na aplicação das metodologias ativas, integrando-se ao cotidiano dos alunos. O emprego de jogos como o Wordwall, vinculado ao conteúdo, estimula o pensamento crítico, e potencializa as habilidades cognitivas dos educandos. Deste modo, este estudo propõe analisar a utilização da ferramenta Wordwall para consolidar os conceitos de Genética em uma turma do 3º ano do ensino médio, realizado no Colégio Estadual Denise Gomide Amui, a abordagem consiste em uma sequência didática dividida em três etapas: a primeira para desenvolver a parte conceitual, a segunda para a atividade de fixação e a terceira para aplicar a dinâmica com a ferramenta online. Os alunos foram divididos em grupos, visando responder a um maior número de perguntas sobre o tema para vencer a dinâmica. Para avaliar subjetivamente a eficácia, comparou-se a atividade de revisão prévia ao uso do Wordwall com a avaliação bimestral após a sequência Apesar da participação ativa dos alunos, os resultados da avaliação bimestral mantiveram-se consistentes com os padrões do pré-teste. Assim, evidencia-se que a incorporação da gamificação facilita o ensino-aprendizagem em relação ao tema, embora seja crucial ajustar determinadas etapas, especialmente a estratégia, a fim de garantir a eficácia e a clareza do assunto para os alunos ao término do processo, promovendo uma aprendizagem mais sólida e compreensiva.