USO DO WORDWALL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107121 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 1970 "titulo" => "USO DO WORDWALL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio é uma etapa importante na formação docente, onde se vivencia a indissociabilidade da teoria e prática. Este trabalho relata uma das experiências vivenciadas no estágio, onde foi possível constatar que a tecnologia se tornou uma aliada importante na aplicação das metodologias ativas, integrando-se ao cotidiano dos alunos. O emprego de jogos como o Wordwall, vinculado ao conteúdo, estimula o pensamento crítico, e potencializa as habilidades cognitivas dos educandos. Deste modo, este estudo propõe analisar a utilização da ferramenta Wordwall para consolidar os conceitos de Genética em uma turma do 3º ano do ensino médio, realizado no Colégio Estadual Denise Gomide Amui, a abordagem consiste em uma sequência didática dividida em três etapas: a primeira para desenvolver a parte conceitual, a segunda para a atividade de fixação e a terceira para aplicar a dinâmica com a ferramenta online. Os alunos foram divididos em grupos, visando responder a um maior número de perguntas sobre o tema para vencer a dinâmica. Para avaliar subjetivamente a eficácia, comparou-se a atividade de revisão prévia ao uso do Wordwall com a avaliação bimestral após a sequência Apesar da participação ativa dos alunos, os resultados da avaliação bimestral mantiveram-se consistentes com os padrões do pré-teste. Assim, evidencia-se que a incorporação da gamificação facilita o ensino-aprendizagem em relação ao tema, embora seja crucial ajustar determinadas etapas, especialmente a estratégia, a fim de garantir a eficácia e a clareza do assunto para os alunos ao término do processo, promovendo uma aprendizagem mais sólida e compreensiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1970_TB117_21042024155727.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATTA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATTA CARDOSO" "autor_email" => "renatta.silva@estudante.ifto.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107121 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 1970 "titulo" => "USO DO WORDWALL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio é uma etapa importante na formação docente, onde se vivencia a indissociabilidade da teoria e prática. Este trabalho relata uma das experiências vivenciadas no estágio, onde foi possível constatar que a tecnologia se tornou uma aliada importante na aplicação das metodologias ativas, integrando-se ao cotidiano dos alunos. O emprego de jogos como o Wordwall, vinculado ao conteúdo, estimula o pensamento crítico, e potencializa as habilidades cognitivas dos educandos. Deste modo, este estudo propõe analisar a utilização da ferramenta Wordwall para consolidar os conceitos de Genética em uma turma do 3º ano do ensino médio, realizado no Colégio Estadual Denise Gomide Amui, a abordagem consiste em uma sequência didática dividida em três etapas: a primeira para desenvolver a parte conceitual, a segunda para a atividade de fixação e a terceira para aplicar a dinâmica com a ferramenta online. Os alunos foram divididos em grupos, visando responder a um maior número de perguntas sobre o tema para vencer a dinâmica. Para avaliar subjetivamente a eficácia, comparou-se a atividade de revisão prévia ao uso do Wordwall com a avaliação bimestral após a sequência Apesar da participação ativa dos alunos, os resultados da avaliação bimestral mantiveram-se consistentes com os padrões do pré-teste. Assim, evidencia-se que a incorporação da gamificação facilita o ensino-aprendizagem em relação ao tema, embora seja crucial ajustar determinadas etapas, especialmente a estratégia, a fim de garantir a eficácia e a clareza do assunto para os alunos ao término do processo, promovendo uma aprendizagem mais sólida e compreensiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1970_TB117_21042024155727.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATTA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATTA CARDOSO" "autor_email" => "renatta.silva@estudante.ifto.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }