O relato aqui apresentado destaca a importância de metodologias ativas no ensino de matemática, contrastando a tradicional aula expositiva com a gamificação, que utiliza elementos de jogos para engajar os alunos. O objetivo deste trabalho permeia a busca em relatar a experiência dos autores durante o Programa de Residência Pedagógica do IFBA sobre a aplicação de uma atividade gamificada em um sábado letivo com turmas do ensino fundamental. Diante da dificuldade dos estudantes em assimilar os conteúdos, optou-se por uma trilha matemática como alternativa lúdica. Os objetivos da atividade incluíam a escolha da ferramenta lúdica, a definição dos conteúdos, a produção do material, a aplicação da atividade, e a discussão dos resultados. Após a aplicação, foi realizada uma discussão sobre os resultados e a percepção dos residentes, destacando a eficácia da abordagem lúdica. Conclui-se que a gamificação pode contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem, tornando a matemática mais acessível e interessante. A trilha matemática foi aplicada em equipes, incentivando a participação dos alunos e promovendo o raciocínio lógico. A motivação dos estudantes durante o jogo contrastou com sua relutância em sala de aula, evidenciando os benefícios da abordagem lúdica. Destaca-se o papel dos jogos como ferramenta didática, enfatizando a importância de estratégias dinâmicas para o ensino de matemática, focando em uma aprendizagem de forma dinâmica e autônoma.