O relato aborda a estratégia em sala de aula no período pós-pandemia, destacando os desafios e sucessos enfrentados pelos professores e bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Além da necessidade de adaptação ao ensino remoto, são discutidos os impactos da falta de interesse dos alunos e a dificuldade da pandemia na aprendizagem dos alunos e na saúde mental. O presente trabalho abrange estratégias de ensino como a Feira de Ciências, e as reflexões do ensino noturno, evidenciando a flexibilidade e inovação necessárias. Apesar dos obstáculos, os resultados positivos indicam que a colaboração entre residentes, professores e alunos é promissora para superar os desafios educacionais pós-pandêmicos. O Programa Residência Pedagógica surge como uma ferramenta fundamental para preparar futuros professores, proporcionando experiências práticas e incentivando a formação continuada. A falta de interesse dos alunos, as dificuldades de concentração, outro fator importante é a dificuldade no conteúdo de química, estes são citados como obstáculos enfrentados pelos residentes, ressaltando a dedicação e inovação dos licenciandos. Ao adotar novas estratégias pedagógicas, os bolsistas do PRP observaram uma melhoria no desempenho acadêmico dos alunos e o interesse pelo aprendizado. Essa experiência destaca a necessidade de adaptação e persistência no contexto educacional pós-pandemia.