O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre os desafios de ensinar em uma escola do campo a partir das experiências do Programa Institucional de Bolsas à Docência (PIBID) . Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa e experiências vivenciadas na escola-campo, tivemos o respaldo de autores como: Molina (2014), Azevedo (1962), Hage (2014) e Pinheiro (2007). Observa-se que a escola do campo enfrenta inúmeras adversidades e que as especificidades de uma população influencia no processo de ensino e aprendizagem, seria as peculiaridades de um povo uma barreira para se obter educação? Ou seria a educação do campo mais um transtorno para uma sociedade que não tem como prioridade a educação dos cidadãos camponeses? Para se ter uma melhor ideia dessas dificuldades detalhar-se-á esses problemas. Com isso, o estudo buscou analisar as especificidades nas relações de ensino e aprendizagem na escola campo a partir das práticas do pibid. Por meio das discussões teóricas, experiências prévias, observações e vivências pode se observar que muitas escolas rurais no país enfrentam desafios para manter seu funcionamento