O vigente artigo evidencia a utilização de recursos tecnológicos como fator de contribuição para os processos de ensino e aprendizagem, pois os mesmos promovem uma investigação mais ativa do discente em relação aos objetos matemáticos. Portanto, por meio da construção de um material didático utilizando o software GeoGebra e análise qualitativa (pois serão evidenciados os métodos de resolução, e não as quantidades de erros ou acertos) dos resultados de uma dinâmica aplicada com este mesmo instrumento, utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótico para investigar as mobilizações dos estudantes frente ao objeto equações do 1º grau. Portanto, através dessas construções investigativas, desdobramos os desenvolvimentos dos estudantes em meio às representações figurais e algébricas, presentes, respectivamente na balança feita no GeoGebra e nas escritas realizadas durante as resoluções, no intuito de analisar, em recortes, as formas de resolução e proveito da dinâmica utilizada. Com base nas informações obtidas, foi possível evidenciar resultados positivos frente a metodologia utilizada e necessidade de ampliação tecnologias digitais dentro do âmbito educacional, pois esta obra foi possibilitada em razão do ambiente de ensino disponível e da realidade institucional da sala de aula.