Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A EPIDEMIA DOS CELULARES: COMO A TECNOLOGIA TRANSFORMA UMA SALA, ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS, UM RELATO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107698
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1122
    "inscrito_id" => 4500
    "titulo" => "A EPIDEMIA DOS CELULARES: COMO A TECNOLOGIA TRANSFORMA UMA SALA, ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS, UM RELATO"
    "resumo" => "Este relato traz as observações diretas em uma escola estadual durante um dos rodízios como Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP), abordando a problemática em volta do seu uso excessivo do aparelho celular, desafiando o processo de ensino-aprendizagem. As observações relatadas foram realizadas nas turmas do 2° e 3° anos, revelando o uso descontrolado do aparelho e a significativa queda no desempenho acadêmico e no aprendizado. Os docentes enfrentam desafios todos os dias para manter a atenção dos discentes e controlar o manuseio dos aparelhos. Ademais, a instituição investe constantemente em métodos que controlem o manuseio dos aparelhos, como advertências, contudo os resultados são pouco efetivos. Diante desse cenário, o trabalho discute a necessidade de estabelecer limites dos dispositivos e propõe brevemente para maximizar os benefícios e minimizar os prejuízos. Sugestões incluem usá-los como ferramenta pedagógica, criação de espaços educativos nos meio digitais, e o aproveitamento de recursos como blogs, padlet e Instagram para envolver os alunos de forma mais efetiva no processo de aprendizagem, como espaços educativos nos meios digitais. Desse modo, a formação contínua é essencial para os desafios impostos pela crescente presença da tecnologia em sala, mantendo a relação de confiança, respeito e diálogo com os alunos, fundamental para o sucesso da prática educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4500_TB1122_25042024223006.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS CARVALHO RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "viniciuscarvalho@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107698
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1122
    "inscrito_id" => 4500
    "titulo" => "A EPIDEMIA DOS CELULARES: COMO A TECNOLOGIA TRANSFORMA UMA SALA, ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS, UM RELATO"
    "resumo" => "Este relato traz as observações diretas em uma escola estadual durante um dos rodízios como Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP), abordando a problemática em volta do seu uso excessivo do aparelho celular, desafiando o processo de ensino-aprendizagem. As observações relatadas foram realizadas nas turmas do 2° e 3° anos, revelando o uso descontrolado do aparelho e a significativa queda no desempenho acadêmico e no aprendizado. Os docentes enfrentam desafios todos os dias para manter a atenção dos discentes e controlar o manuseio dos aparelhos. Ademais, a instituição investe constantemente em métodos que controlem o manuseio dos aparelhos, como advertências, contudo os resultados são pouco efetivos. Diante desse cenário, o trabalho discute a necessidade de estabelecer limites dos dispositivos e propõe brevemente para maximizar os benefícios e minimizar os prejuízos. Sugestões incluem usá-los como ferramenta pedagógica, criação de espaços educativos nos meio digitais, e o aproveitamento de recursos como blogs, padlet e Instagram para envolver os alunos de forma mais efetiva no processo de aprendizagem, como espaços educativos nos meios digitais. Desse modo, a formação contínua é essencial para os desafios impostos pela crescente presença da tecnologia em sala, mantendo a relação de confiança, respeito e diálogo com os alunos, fundamental para o sucesso da prática educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4500_TB1122_25042024223006.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS CARVALHO RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "viniciuscarvalho@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este relato traz as observações diretas em uma escola estadual durante um dos rodízios como Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP), abordando a problemática em volta do seu uso excessivo do aparelho celular, desafiando o processo de ensino-aprendizagem. As observações relatadas foram realizadas nas turmas do 2° e 3° anos, revelando o uso descontrolado do aparelho e a significativa queda no desempenho acadêmico e no aprendizado. Os docentes enfrentam desafios todos os dias para manter a atenção dos discentes e controlar o manuseio dos aparelhos. Ademais, a instituição investe constantemente em métodos que controlem o manuseio dos aparelhos, como advertências, contudo os resultados são pouco efetivos. Diante desse cenário, o trabalho discute a necessidade de estabelecer limites dos dispositivos e propõe brevemente para maximizar os benefícios e minimizar os prejuízos. Sugestões incluem usá-los como ferramenta pedagógica, criação de espaços educativos nos meio digitais, e o aproveitamento de recursos como blogs, padlet e Instagram para envolver os alunos de forma mais efetiva no processo de aprendizagem, como espaços educativos nos meios digitais. Desse modo, a formação contínua é essencial para os desafios impostos pela crescente presença da tecnologia em sala, mantendo a relação de confiança, respeito e diálogo com os alunos, fundamental para o sucesso da prática educativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.