O jogo educacional "Crystal Clear: O Desafio das Vidrarias" foi utilizado como um instrumento para ensinar sobre vidrarias de laboratório durante uma oficina para estudantes do primeiro ano do curso técnico de alimentos do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED) e foi apresentado na I Mostra do PIBID/RP do IFBA de Vitória da Conquista. Divididos em grupos, os participantes interagiram com o jogo, respondendo às perguntas sobre vidrarias e suas funções. A atividade proporcionou uma abordagem lúdica e interativa, incentivando o engajamento dos discentes e facilitando a Identificar vidrarias, reconhecer suas respectivas aplicações. Observou-se uma receptividade positiva por parte dos educados, que demonstraram interesse e diversão durante a atividade. Eles também foram incentivados a pensar estrategicamente para responder às perguntas e avançar no jogo. No entanto, é importante destacar que o jogo é um método preliminar de ensino e deve ser complementado com outras práticas pedagógicas para garantir uma aprendizagem completa. A integração dessas atividades lúdicas com abordagens pedagógicas tradicionais é essencial para proporcionar uma experiência de aprendizado significativa e abrangente. O uso de jogos didáticos pode ser uma estratégia eficaz para tornar o ensino de química mais envolvente e acessível aos discentes, promovendo tanto o aprendizado quanto a diversão. Essa abordagem também pode ajudar a despertar o interesse dos discentes e pela disciplina e incentivá-los a explorar conceitos de forma mais aprofundada.