Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PREPARANDO RESIDENTES PARA OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107238
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 296
    "inscrito_id" => 1855
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PREPARANDO RESIDENTES PARA OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa de aprendizagem e imersão do licenciando no que vem a ser a realidade da educação básica brasileira. A abordagem empregada baseou-se na revisão bibliográfica e nas observações realizadas durante a regência dos residentes do curso de Ciências Biológicas destinado a duas turmas, uma do nono ano do ensino fundamental e a outra do primeiro ano do ensino médio. As atividades escolares transcorreram por fases, iniciando em novembro de 2022. A regência começou em maio de 2023 e sucedeu-se até o mês de dezembro do referido ano. Inicialmente, antes do envolvimento direto com os alunos, ocorreram reuniões formativas, modulo 1 do programa, com a professora orientanda. Após, ocorreu a imersão propriamente dita no ambiente escolar, proporcionando a chance de explorar e compreender minunciosamente o seu funcionamento. Com base nas observações feitas nas turmas do nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio, uma vez que os residentes conheciam suas turmas por meio da observação das aulas, ocorreram as regências. Através das experiências vivenciadas, os residentes estão se tornando mais aptos a lidar com as atividades escolares, a desenvolver planejamentos de aula eficazes e a enfrentar os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem dentro do ambiente escolar. O PRP evidencia que a construção da compreensão profissional não é uma jornada fácil. Assim sendo, a prática docente configura-se como uma experiência enriquecedora e de suma importância na formação do professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1855_TB296_24042024201520.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLLEY RAMON ALVES DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "WESLLEY  RAMON"
    "autor_email" => "weslleyramon@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107238
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 296
    "inscrito_id" => 1855
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PREPARANDO RESIDENTES PARA OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa de aprendizagem e imersão do licenciando no que vem a ser a realidade da educação básica brasileira. A abordagem empregada baseou-se na revisão bibliográfica e nas observações realizadas durante a regência dos residentes do curso de Ciências Biológicas destinado a duas turmas, uma do nono ano do ensino fundamental e a outra do primeiro ano do ensino médio. As atividades escolares transcorreram por fases, iniciando em novembro de 2022. A regência começou em maio de 2023 e sucedeu-se até o mês de dezembro do referido ano. Inicialmente, antes do envolvimento direto com os alunos, ocorreram reuniões formativas, modulo 1 do programa, com a professora orientanda. Após, ocorreu a imersão propriamente dita no ambiente escolar, proporcionando a chance de explorar e compreender minunciosamente o seu funcionamento. Com base nas observações feitas nas turmas do nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio, uma vez que os residentes conheciam suas turmas por meio da observação das aulas, ocorreram as regências. Através das experiências vivenciadas, os residentes estão se tornando mais aptos a lidar com as atividades escolares, a desenvolver planejamentos de aula eficazes e a enfrentar os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem dentro do ambiente escolar. O PRP evidencia que a construção da compreensão profissional não é uma jornada fácil. Assim sendo, a prática docente configura-se como uma experiência enriquecedora e de suma importância na formação do professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1855_TB296_24042024201520.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLLEY RAMON ALVES DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "WESLLEY  RAMON"
    "autor_email" => "weslleyramon@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa de aprendizagem e imersão do licenciando no que vem a ser a realidade da educação básica brasileira. A abordagem empregada baseou-se na revisão bibliográfica e nas observações realizadas durante a regência dos residentes do curso de Ciências Biológicas destinado a duas turmas, uma do nono ano do ensino fundamental e a outra do primeiro ano do ensino médio. As atividades escolares transcorreram por fases, iniciando em novembro de 2022. A regência começou em maio de 2023 e sucedeu-se até o mês de dezembro do referido ano. Inicialmente, antes do envolvimento direto com os alunos, ocorreram reuniões formativas, modulo 1 do programa, com a professora orientanda. Após, ocorreu a imersão propriamente dita no ambiente escolar, proporcionando a chance de explorar e compreender minunciosamente o seu funcionamento. Com base nas observações feitas nas turmas do nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio, uma vez que os residentes conheciam suas turmas por meio da observação das aulas, ocorreram as regências. Através das experiências vivenciadas, os residentes estão se tornando mais aptos a lidar com as atividades escolares, a desenvolver planejamentos de aula eficazes e a enfrentar os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem dentro do ambiente escolar. O PRP evidencia que a construção da compreensão profissional não é uma jornada fácil. Assim sendo, a prática docente configura-se como uma experiência enriquecedora e de suma importância na formação do professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.