O conceito de lugar é uma categoria da geografia que possibilita o entendimento da vida cotidiana do aluno, partindo de sua percepção, conhecimentos prévios e vivência. Diante disso, sua abordagem em sala de aula não pode ser somente teórica, descritiva. Uma das maneiras de ensinar sobre o lugar, é através da letra do hino da cidade, como uma forma de unir o mundo real com o imaginário. Nesse sentido, o trabalho objetivou-se a discutir o lugar e o cotidiano no ensino de geografia por meio da letra de música, através de uma prática pedagógica que estimule o ensino/aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. A prática deu-se com estudantes do 6° ano da escola Municipal Prof. Rosa Athayde, os alunos fizeram uma análise dos elementos e aspectos do seu lugar expresso na letra do hino da cidade de Augusto Correa- Pa, e puderam reescrever as estrofes com características e elementos do seu espaço de vivência. Através dos trabalhos os alunos demonstraram que conseguem aprender por meio da prática, logo pode-se perceber a importância de aprimorar e desenvolver metodologias para o ensino de geografia, para garantir um ensino significativo, partindo da realidade da escola e dos discente.