A discussão sobre o ensino de química tem sido uma preocupação significativa entre os profissionais da área, devido à prevalência do modelo tecnicista na formação dos professores, o qual restringe as possibilidades de aprimoramento no ensino. Assim, o jogo didático é introduzido como um instrumento no processo de aprendizagem, possibilitando uma abordagem lúdica para atrair o interesse dos estudantes e fugir das práticas tradicionais. Este trabalho propõe uma análise qualitativa baseada na descrição, observação e interpretação do fenômeno em estudo, a partir da investigação de dados coletados e sua forma de transcrição ou registro. Desenvolvido no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a turma de terceiro ano do curso técnico em eletrônica do IFBA Campus Vitória da Conquista, o ISOTRINCA foi elaborado com a categorização de um jogo de competição, com o nível II de interação entre jogo e jogador. O material foi construído com a proposta de apresentar uma dinâmica simples e de fácil compreensão por parte dos estudantes do ensino médio, que fuja do modelo tecnicista, aproximando então o professor à prática educativa. Baseado no jogo popular de baralho “pife” e inspirado pelos jogos didáticos “buraco isomérico” e “pife das ligações químicas”, o jogo ocorre à medida que os estudantes formam trincas isoméricas. Considerando os resultados observados durante a aplicação, o ISOTRINCA mostrou-se uma ferramenta promissora, proporcionando uma experiência educacional dinâmica e estimulante no ensino de isomeria constitucional em química orgânica.