ISOTRINCA: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA ENSINO DE ISOMERIA CONSTITUCIONAL EM UMA TURMA DE 3º ANO DO IFBA - CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107324 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 473 "inscrito_id" => 3760 "titulo" => "ISOTRINCA: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA ENSINO DE ISOMERIA CONSTITUCIONAL EM UMA TURMA DE 3º ANO DO IFBA - CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA" "resumo" => "A discussão sobre o ensino de química tem sido uma preocupação significativa entre os profissionais da área, devido à prevalência do modelo tecnicista na formação dos professores, o qual restringe as possibilidades de aprimoramento no ensino. Assim, o jogo didático é introduzido como um instrumento no processo de aprendizagem, possibilitando uma abordagem lúdica para atrair o interesse dos estudantes e fugir das práticas tradicionais. Este trabalho propõe uma análise qualitativa baseada na descrição, observação e interpretação do fenômeno em estudo, a partir da investigação de dados coletados e sua forma de transcrição ou registro. Desenvolvido no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a turma de terceiro ano do curso técnico em eletrônica do IFBA Campus Vitória da Conquista, o ISOTRINCA foi elaborado com a categorização de um jogo de competição, com o nível II de interação entre jogo e jogador. O material foi construído com a proposta de apresentar uma dinâmica simples e de fácil compreensão por parte dos estudantes do ensino médio, que fuja do modelo tecnicista, aproximando então o professor à prática educativa. Baseado no jogo popular de baralho “pife” e inspirado pelos jogos didáticos “buraco isomérico” e “pife das ligações químicas”, o jogo ocorre à medida que os estudantes formam trincas isoméricas. Considerando os resultados observados durante a aplicação, o ISOTRINCA mostrou-se uma ferramenta promissora, proporcionando uma experiência educacional dinâmica e estimulante no ensino de isomeria constitucional em química orgânica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3760_TB473_19042024190145.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINÍCIUS SOARES LUDIGER" "autor_nome_curto" => "MARCUS LUDIGER" "autor_email" => "marcus.ludiger.acad@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107324 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 473 "inscrito_id" => 3760 "titulo" => "ISOTRINCA: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA ENSINO DE ISOMERIA CONSTITUCIONAL EM UMA TURMA DE 3º ANO DO IFBA - CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA" "resumo" => "A discussão sobre o ensino de química tem sido uma preocupação significativa entre os profissionais da área, devido à prevalência do modelo tecnicista na formação dos professores, o qual restringe as possibilidades de aprimoramento no ensino. Assim, o jogo didático é introduzido como um instrumento no processo de aprendizagem, possibilitando uma abordagem lúdica para atrair o interesse dos estudantes e fugir das práticas tradicionais. Este trabalho propõe uma análise qualitativa baseada na descrição, observação e interpretação do fenômeno em estudo, a partir da investigação de dados coletados e sua forma de transcrição ou registro. Desenvolvido no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a turma de terceiro ano do curso técnico em eletrônica do IFBA Campus Vitória da Conquista, o ISOTRINCA foi elaborado com a categorização de um jogo de competição, com o nível II de interação entre jogo e jogador. O material foi construído com a proposta de apresentar uma dinâmica simples e de fácil compreensão por parte dos estudantes do ensino médio, que fuja do modelo tecnicista, aproximando então o professor à prática educativa. Baseado no jogo popular de baralho “pife” e inspirado pelos jogos didáticos “buraco isomérico” e “pife das ligações químicas”, o jogo ocorre à medida que os estudantes formam trincas isoméricas. Considerando os resultados observados durante a aplicação, o ISOTRINCA mostrou-se uma ferramenta promissora, proporcionando uma experiência educacional dinâmica e estimulante no ensino de isomeria constitucional em química orgânica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3760_TB473_19042024190145.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINÍCIUS SOARES LUDIGER" "autor_nome_curto" => "MARCUS LUDIGER" "autor_email" => "marcus.ludiger.acad@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }