O trabalho tem por objetivo apresentar a experiência pedagógica extensionista no campo do Ensino de Sociologia a partir das vivências do Programa de Residência Pedagógica na escola estadual de Ensino Médio Walfrido Advíncula – Paulista. O presente programa de residência pedagógica tem seu início em um momento de constante preocupação com os rumos da educação brasileira, onde o ensino de sociologia vem perdendo espaço no currículo básico de conteúdo oferecido pelas escolas, que assume caráter tecnicista. Observando as particularidades do grupo, tornou-se necessário realizar intervenções pedagógicas que fossem capazes de provocar reflexões a respeito das questões sociais como o racismo, a violência, o machismo, os papéis de gênero, o capitalismo, os movimentos de resistência e a identidade cultural. Todas as temáticas escolhidas e os recursos didáticos utilizados foram empregados com o objetivo de problematizar a realidade social vivenciada pelos/as estudantes, provocando inquietação e transformação sobre a mesma. Diante do reconhecimento da importância do contato prático com a sala de aula, foi ofertado aos estudantes do ensino médio da referida escola estadual uma oficina de intervenção intitulada “Identidades feministas e resistência” em comemoração ao dia internacional da mulher. Além disso, foi proposta uma atividade de estêncil em camisa com o objetivo de expressar por meio da produção artística as diferentes percepções e identidades na perspectiva dos estudantes. Com isso, desenvolve-se a observação, a imaginação e a sensibilidade, que contribuem para a construção da identidade e da consciência de participação na construção do seu meio social.