Este artigo tem como propósito compartilhar as experiências e aprendizados adquiridos ao longo da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), integrado ao curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira, com supervisão na Escola de Referência em Ensino Médio Jose de Almeida Maciel (EREMJAM). O PIBID, como destacado, visa integrar os estudantes dos cursos de licenciatura plena nas atividades cotidianas das escolas públicas de ensino fundamental e médio. Esse engajamento proporciona aos participantes a oportunidade única de se envolverem em práticas educacionais inovadoras e interdisciplinares, permitindo a exploração de metodologias e tecnologias avançadas no contexto da docência, conforme orientado pelas diretrizes do programa (BRASIL, 2007). Participar do PIBID não apenas enriquece a formação acadêmica dos licenciandos em Física, mas também os prepara de maneira fundamental para os desafios e responsabilidades da carreira docente. Ao serem inseridos em um ambiente real de ensino, os bolsistas têm a oportunidade de aplicar teorias aprendidas em sala de aula, adaptar-se a diferentes realidades escolares, desenvolver habilidades de gestão e liderança, além de aprimorar suas competências pedagógicas.