Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DO PIBID - ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA ESTADUAL HUMBERTO MENDES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107763
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1238
    "inscrito_id" => 2173
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DO PIBID - ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA ESTADUAL HUMBERTO MENDES"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma reflexão e um relato a partir das vivências baseadas nas experiências através das práticas pedagógicas realizadas na escola, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência-PIBID no ano de 2023. Tem como objetivo relatar as atividades realizadas na Escola Estadual Humberto Mendes, do envolvimento dos alunos da turma do ensino médio segundo ano do ensino médio, durante as realizações das mesmas por meio do lúdico e da cartografia escolar do ensino e aprendizagem. A pesquisa é de cunho qualitativo e para embasamento e construção deste trabalho foram utilizados o Google Earth, para o recorte do açude do Juca Sampaio em Palmeira dos Índios- AL e o programa do QGIS para a confecção do mapa. Observamos que tanto o Quiz quanto a aula de campo proporcionaram para os estudantes, um melhor entendimento sobre os conteúdos ministrados em aulas anteriores, além de serem aulas interativas e dinâmicas analisamos maior participação por parte dos alunos, são ferramentas metodológicas que facilitam no ensino e aprendizagem tanto do professor bem como do aluno. Indicam que houve um desempenho significativo os alunos não ficaram somente na teoria, mas também na prática tornando sujeitos ativos do conhecimento geográfico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2173_TB1238_29042024183416.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATALIA"
    "autor_email" => "ns7439074@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107763
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1238
    "inscrito_id" => 2173
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DO PIBID - ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA ESTADUAL HUMBERTO MENDES"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma reflexão e um relato a partir das vivências baseadas nas experiências através das práticas pedagógicas realizadas na escola, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência-PIBID no ano de 2023. Tem como objetivo relatar as atividades realizadas na Escola Estadual Humberto Mendes, do envolvimento dos alunos da turma do ensino médio segundo ano do ensino médio, durante as realizações das mesmas por meio do lúdico e da cartografia escolar do ensino e aprendizagem. A pesquisa é de cunho qualitativo e para embasamento e construção deste trabalho foram utilizados o Google Earth, para o recorte do açude do Juca Sampaio em Palmeira dos Índios- AL e o programa do QGIS para a confecção do mapa. Observamos que tanto o Quiz quanto a aula de campo proporcionaram para os estudantes, um melhor entendimento sobre os conteúdos ministrados em aulas anteriores, além de serem aulas interativas e dinâmicas analisamos maior participação por parte dos alunos, são ferramentas metodológicas que facilitam no ensino e aprendizagem tanto do professor bem como do aluno. Indicam que houve um desempenho significativo os alunos não ficaram somente na teoria, mas também na prática tornando sujeitos ativos do conhecimento geográfico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2173_TB1238_29042024183416.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATALIA"
    "autor_email" => "ns7439074@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão e um relato a partir das vivências baseadas nas experiências através das práticas pedagógicas realizadas na escola, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência-PIBID no ano de 2023. Tem como objetivo relatar as atividades realizadas na Escola Estadual Humberto Mendes, do envolvimento dos alunos da turma do ensino médio segundo ano do ensino médio, durante as realizações das mesmas por meio do lúdico e da cartografia escolar do ensino e aprendizagem. A pesquisa é de cunho qualitativo e para embasamento e construção deste trabalho foram utilizados o Google Earth, para o recorte do açude do Juca Sampaio em Palmeira dos Índios- AL e o programa do QGIS para a confecção do mapa. Observamos que tanto o Quiz quanto a aula de campo proporcionaram para os estudantes, um melhor entendimento sobre os conteúdos ministrados em aulas anteriores, além de serem aulas interativas e dinâmicas analisamos maior participação por parte dos alunos, são ferramentas metodológicas que facilitam no ensino e aprendizagem tanto do professor bem como do aluno. Indicam que houve um desempenho significativo os alunos não ficaram somente na teoria, mas também na prática tornando sujeitos ativos do conhecimento geográfico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.