A ludicidade desempenha um papel essencial no processo educacional, proporcionando um ambiente acolhedor e promovendo o interesse dos alunos, o que facilita a absorção e retenção do conhecimento. Na Geografia, essa abordagem não só promove a compreensão de conceitos geográficos, mas também estimula a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. Este texto relata a experiência de uma oficina desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em colaboração com a Escola Municipal João Costa de Oliveira. A oficina teve como propósito a influência do gênero textual na compreensão e interpretação textual em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, abordando dificuldades de escrita e leitura identificadas na turma, além de promover avanços no aprendizado geográfico. A abordagem busca conectar o conteúdo com a realidade dos alunos, tornando as aulas de geografia mais dinâmicas e promovendo o trabalho em equipe. A inserção de atividades lúdicas baseia-se em fundamentação teórica que reconhece o potencial do lúdico para promover uma aprendizagem mais significativa. Ao longo da oficina, notou-se que a inclusão de elementos lúdicos não só aumentou o engajamento dos alunos, mas também facilitou a compreensão dos conceitos abordados através do gênero textual. Isso ressalta a importância de abordagens pedagógicas inovadoras que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.