A partir de um recorte específico em nosso envolvimento no subprojeto PIBID Artes Unicamp, tomamos consciência do significativo papel que desempenhamos como bolsistas e professoras em formação. Nesse contexto, comprometemo-nos a desenvolver uma análise crítica e reflexiva, fundamentada em nossas próprias experiências, sobre a importância da afetividade na dinâmica entre professor e aluno no ensino das artes, pautadas especialmente em bibliografias notáveis como pesquisas de Vygotsky “Ensinando pensamento crítico” de 1952 e o livro da autora, pesquisadora e educadora bell hooks “Tudo sobre o amor: novas perspectivas” de 2000. O projeto atua na Escola EMEFEI Padre Francisco Silva, situada em uma região periférica na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Assim, a afetividade emergiu como um pilar central na construção de uma abordagem inclusiva e transformadora, especialmente no ensino das Artes, na qual a expressão individual e a sensibilidade são aspectos fundamentais. Logo, a partir de nossas experiências, a pesquisa aponta que ao cultivarmos conexões emocionais e afetivas com as crianças, os professores podem inspirar e capacitar os alunos a explorar seu potencial criativo e expressivo de maneira profunda e significativa.