A formação continuada é uma exigência, especialmente diante dos avanços da ciência, tecnologia e a presença das TDICS na sociedade nas últimas décadas. Diante disso, tendo como base as observações e vivências em uma escola do semiárido potiguar, por meio do PIBID, esta pesquisa tem como objetivo conhecer o funcionamento do cotidiano escolar, apresentar possibilidades de aplicação das TDICS e contribuir com a formação de professores. Os procedimentos metodológicos configuram a pesquisa de campo, apoiada na análise documental, para fins de análise qualitativa, amparada nos discursos de autores como Libâneo, Tajra, Santos e Sá. Instrumentos como questionário semi-estruturado, entrevista, reuniões e sessões de observação participante foram empregados para coleta de dados. Por conseguinte, identificamos os desafios, anseios e ausência das TDICs no cotidiano, percebemos a necessidade latente de investimentos para ampliação do uso das TDICs e de formação continuada para professores, bem como limitações de recursos e ferramentas. Neste dinamismo, realizamos intervenções a fim de contribuir com a formação dos professores, ampliando os conceitos e aplicações de ferramentas tecnológicas. Inobstante, a equipe pedagógica considerou a importância de envolver as TDICS no cotidiano, compreendendo seu potencial de utilidade e preferência entre os estudantes frente à metodologias inovadoras. Portanto, os resultados apontam o reconhecimento às contribuições para o aprimoramento das práticas pedagógicas, indicam a importância do uso consciente das TDCIS no cotidiano, bem como enaltece a importância do PIBID como parte da Política Nacional de Formação de Professores.