Este resumo traz as experiências de aplicação de jogos didáticos em sala de aula, para alunos do 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Linda Bacila, na cidade de Ponta Grossa (PR). O jogo foi baseado na brincadeira “rouba monte” e teve como tema o Modernismo nas Artes Visuais e as Vanguardas Europeias e Brasileiras. A problemática apresentada: Como realizar uma revisão sobre o Modernismo nas Artes Visuais e as Vanguardas Europeias e Brasileiras, com a participação efetiva dos alunos? Logo, o objetivo se pautou na compreensão/revisão dos movimentos artísticos dos períodos citados, a partir de jogos didáticos. A estrutura do jogo foi desenvolvida com pesquisas sobre a História da Arte correspondentes às Vanguardas Europeias e Brasileiras e durante o processo buscamos aplicar a leitura de imagem dentro do próprio jogo para maior compreensão teórica dos alunos. Apesar de contratempos como a dificuldade da leitura em voz alta e certa competitividade entre os estudantes, as turmas se mostraram capazes de compreender o conteúdo e reconhecer as pinturas, assim como manifestaram interesse na continuação do jogo. Os resultados apontam para a necessidade de uma educação mais ativa e que considere a ludicidade mesmo em etapas como o Ensino Médio, assim como demonstram a importância da socialização dentro da escola.