O estudo em tela é um relato de experiência vivenciada enquanto professor preceptor na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento XV, localizada no município de Belém-PA, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido por meio da parceria entre a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Pará (FEF-UFPA) e Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Os referenciais teórico-metodológicos adotados foram a Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2011) e a abordagem Crítico-Superadora (Soares et al., 1992). Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação (Thiollent, 1997). Por meio do subprojeto “As práticas corporais como ações humanas no tempo e no espaço” o PRP tem como principal objetivo aperfeiçoar a formação inicial dos futuros professores de Educação Física na imersão dos mesmos no mundo do trabalho no espaço da educação básica com ênfase na Lei 11.645/08 (trata os assuntos relacionados a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio), na tentativa de repensar as práticas corporais tendo em vista a temática étnico-racial. Conclui-se que o trato com tal debate possibilita promover uma educação antirracista, por meio da reflexão crítica que compreenda o processo histórico de apagamento das práticas corporais da cultura africana, afro-brasileira e indígena e passe a valorizar o protagonismo dos povos subalternos na produção do conhecimento.