RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BENTO XV
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107739 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1199 "inscrito_id" => 4719 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BENTO XV" "resumo" => "O estudo em tela é um relato de experiência vivenciada enquanto professor preceptor na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento XV, localizada no município de Belém-PA, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido por meio da parceria entre a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Pará (FEF-UFPA) e Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Os referenciais teórico-metodológicos adotados foram a Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2011) e a abordagem Crítico-Superadora (Soares et al., 1992). Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação (Thiollent, 1997). Por meio do subprojeto “As práticas corporais como ações humanas no tempo e no espaço” o PRP tem como principal objetivo aperfeiçoar a formação inicial dos futuros professores de Educação Física na imersão dos mesmos no mundo do trabalho no espaço da educação básica com ênfase na Lei 11.645/08 (trata os assuntos relacionados a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio), na tentativa de repensar as práticas corporais tendo em vista a temática étnico-racial. Conclui-se que o trato com tal debate possibilita promover uma educação antirracista, por meio da reflexão crítica que compreenda o processo histórico de apagamento das práticas corporais da cultura africana, afro-brasileira e indígena e passe a valorizar o protagonismo dos povos subalternos na produção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4719_TB1199_20042024004632.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSVALDO GALDINO DOS SANTOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "GALDINO" "autor_email" => "osvaldogaldino@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107739 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1199 "inscrito_id" => 4719 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BENTO XV" "resumo" => "O estudo em tela é um relato de experiência vivenciada enquanto professor preceptor na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento XV, localizada no município de Belém-PA, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido por meio da parceria entre a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Pará (FEF-UFPA) e Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Os referenciais teórico-metodológicos adotados foram a Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2011) e a abordagem Crítico-Superadora (Soares et al., 1992). Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação (Thiollent, 1997). Por meio do subprojeto “As práticas corporais como ações humanas no tempo e no espaço” o PRP tem como principal objetivo aperfeiçoar a formação inicial dos futuros professores de Educação Física na imersão dos mesmos no mundo do trabalho no espaço da educação básica com ênfase na Lei 11.645/08 (trata os assuntos relacionados a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio), na tentativa de repensar as práticas corporais tendo em vista a temática étnico-racial. Conclui-se que o trato com tal debate possibilita promover uma educação antirracista, por meio da reflexão crítica que compreenda o processo histórico de apagamento das práticas corporais da cultura africana, afro-brasileira e indígena e passe a valorizar o protagonismo dos povos subalternos na produção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4719_TB1199_20042024004632.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSVALDO GALDINO DOS SANTOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "GALDINO" "autor_email" => "osvaldogaldino@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }