A história do surgimento e formação das cidades remete desde a antiguidade, mas veio ganhar força no fim da Idade Média, com a ascensão da burguesia. Com a quantidade de pessoas e a formação dos inchaços urbanos, veio a surgir os problemas sociais, e as funções sociais da cidade, entre elas a educação. Assim, os objetivos deste trabalho são entender como a educação é pensada como função social da cidade a partir de Saleme (2020), investigar o conceito de função social da cidade e direito a partir de Lefebvre (2008) e Harvey (2014) e compreender como a escola aplica e prepara os alunos como cidadãos produtores do espaço urbano a partir de Cavalcanti (2016). A pesquisa seguiu um viés bibliográfico, a qual foi elaborada a revisão de literatura, em livros, dissertações e artigos, usando como base principalmente os autores citados acima. Dessa forma, as funções sociais da cidade desempenham papel fundamental na produção do espaço, mas é antes de tudo, segregadora. A educação como função social precisa trabalhar na formação cidadão para preparar o aluno para as lutas sociais, para ele entender que tem direitos a cidade e como cidadão, precisa transformar e produzir espaço urbano a seu favor. Portanto, a educação desempenha este papel social, que forma os cidadãos para ter acesso às demais funções.