O relato apresentado, leva em consideração o último ciclo do Programa Residência Pedagógica, edital 2022-2024 , do núcleo da Licenciatura em Artes Visuais (Desenho e Plástica) da UFBA, apresentando a elaboração do planejamento pedagógico e das práticas educartivas da sequência didática “Construtores Valentins”, desenvolvida junto a uma turma de 8° ano , do Colégio Estadual Polivalente de San Diego, no bairro de Uruguai, em Salvador/Bahia. Na sequência foram trabalhados conteúdos relacionados aos tons e as cores como elementos da sintaxe visual e o legado do artista Rubem Valentim, expoente das artes afro-brasileiras. A proposta estabelece conexões através de situações didáticas (aulas) que garantem a aplicação de conteúdos relacionados a história da arte e cultura afro-brasileira e indígena no ambiente escolar. Reafirmando o componente artes visuais, como um gerador de espaços de convivências da diversidade cultural e evidenciando a necessidade do entrelaçamento do ensino dos conteúdos tradicionais ocidentais, presentes historicamente no componente em questão, com a perspectiva apontada pelas diretrizes curriculares para as relações étnico raciais, evidenciando como o currículo escolar pode contribuir para o enfrentamento ao racismo, quando preenchido de maneira antirracista e decolonial.