As práticas educacionais inclusivas são indispensáveis para o processo educacional e são inúmeros os marcos legais que estabelecem diretrizes e políticas públicas para o desenvolvimento destas. Nesse sentido, a formação continuada dos docentes da educação básica, pode ser um grande aliado para a inclusão do público com necessidades educacionais específicas e reduzir os processos excludentes. Desta maneira, realizou-se uma análise de cunho documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola campo do semiárido potiguar; e a observação participante do referido espaço. Pode-se perceber que embora a instituição seja um referencial acerca dos trabalhos na perspectiva da inclusão, está ainda discorre de maneira incipiente em seu PPP, inclusive, com ausência de instrumentos norteadores, como é o caso do Plano Educacional Individualizado e o Plano de Desenvolvimento Individual. Assim, percebe-se que se faz necessário as ações reflexivas acerca da promoção e garantia para a conscientização dos processos que permanecem “presentes e excludentes” no que diz respeito à formação continuada dos professores e todos aqueles que atuam no âmbito educacional, direcionadas especificamente no contexto da Educação Especial e Inclusiva.