Este relato emerge de uma experiência enriquecedora no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O presente projeto foi realizado na escola Municipal Paulo Freire, nas turmas do 3° e 4° anos, com alunos da faixa etária de 8 a 10 anos. Este projeto teve como objetivo principal explorar a rica tradição do artesanato de barro na cidade de Tracunhaém/PE e sua influência na formação cultural das crianças da escola. A metodologia aplicada baseia-se em atividades contextualizadas e mini oficinas que abordaram esse legado cultural, utilizando uma abordagem qualitativa, investigando a percepção das crianças em relação ao artesanato de barro, através de entrevistas, observações e análise. Nesse sentido, toda a aplicação do projeto se deu pela Pedagogia de Projetos e o Multiletramento. Os resultados revelam que o contato com o artesanato de barro despertou ainda mais o interesse das crianças pela cultura local, promovendo o desenvolvimento de habilidades criativas e manuais, fortalecendo sua identidade cultural. Com isso, observa-se importantes destaques ao longo do texto ao trazer informações importantes à vivência das discentes e dos estudantes da escola Paulo Freire.