Uma intervenção pedagógica foi conduzida em turmas de primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins pelo programa de iniciação à docência, utilizando quebra-cabeças para explorar conceitos de função afim. A escolha das questões utilizadas, aliada à formação de grupos para promover cooperação, resultou em uma atividade envolvente e desafiadora. A metodologia buscou não apenas oferecer uma revisão teórica sólida, mas também fomentar a colaboração e o pensamento analítico dos alunos. Na implementação da atividade, 10 duplas e 5 grupos foram formados para promover a cooperação entre os alunos. 30 Quebra-cabeças foram utilizados para representar graficamente funções afim, desafiando os alunos a reconhecerem padrões. A observação direta dos pibidianos avaliou o engajamento dos alunos durante a atividade. Cada um dos 5 grupos e das 10 duplas recebeu um quebra-cabeça com uma breve explicação sobre funções, estimulando a discussão e resolução de desafios específicos. A atividade foi realizada com sucesso em duas turmas, utilizando cartazes e jogos para tornar o aprendizado mais dinâmico. Os resultados apontaram para uma melhoria significativa na compreensão das funções afins, com maior confiança e participação ativa dos alunos em ambas as turmas. A abordagem inovadora foi bem recebida, consolidando e revitalizando o assunto já estudado.