Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA MATEMÁTICA NO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107543
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 849
    "inscrito_id" => 167
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA MATEMÁTICA NO PIBID"
    "resumo" => "Uma intervenção pedagógica foi conduzida em turmas de primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins pelo programa de iniciação à docência, utilizando quebra-cabeças para explorar conceitos de função afim. A escolha das questões utilizadas, aliada à formação de grupos para promover cooperação, resultou em uma atividade envolvente e desafiadora. A metodologia buscou não apenas oferecer uma revisão teórica sólida, mas também fomentar a colaboração e o pensamento analítico dos alunos. Na implementação da atividade, 10 duplas e 5 grupos foram formados para promover a cooperação entre os alunos. 30 Quebra-cabeças foram utilizados para representar graficamente funções afim, desafiando os alunos a reconhecerem padrões. A observação direta dos pibidianos avaliou o engajamento dos alunos durante a atividade. Cada um dos 5 grupos e das 10 duplas recebeu um quebra-cabeça com uma breve explicação sobre funções, estimulando a discussão e resolução de desafios específicos. A atividade foi realizada com sucesso em duas turmas, utilizando cartazes e jogos para tornar o aprendizado mais dinâmico. Os resultados apontaram para uma melhoria significativa na compreensão das funções afins, com maior confiança e participação ativa dos alunos em ambas as turmas. A abordagem inovadora foi bem recebida, consolidando e revitalizando o assunto já estudado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD4_ID167_TB849_29032024133355.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIK DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ERIK"
    "autor_email" => "ericksanttos815@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107543
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 849
    "inscrito_id" => 167
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA MATEMÁTICA NO PIBID"
    "resumo" => "Uma intervenção pedagógica foi conduzida em turmas de primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins pelo programa de iniciação à docência, utilizando quebra-cabeças para explorar conceitos de função afim. A escolha das questões utilizadas, aliada à formação de grupos para promover cooperação, resultou em uma atividade envolvente e desafiadora. A metodologia buscou não apenas oferecer uma revisão teórica sólida, mas também fomentar a colaboração e o pensamento analítico dos alunos. Na implementação da atividade, 10 duplas e 5 grupos foram formados para promover a cooperação entre os alunos. 30 Quebra-cabeças foram utilizados para representar graficamente funções afim, desafiando os alunos a reconhecerem padrões. A observação direta dos pibidianos avaliou o engajamento dos alunos durante a atividade. Cada um dos 5 grupos e das 10 duplas recebeu um quebra-cabeça com uma breve explicação sobre funções, estimulando a discussão e resolução de desafios específicos. A atividade foi realizada com sucesso em duas turmas, utilizando cartazes e jogos para tornar o aprendizado mais dinâmico. Os resultados apontaram para uma melhoria significativa na compreensão das funções afins, com maior confiança e participação ativa dos alunos em ambas as turmas. A abordagem inovadora foi bem recebida, consolidando e revitalizando o assunto já estudado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD4_ID167_TB849_29032024133355.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIK DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ERIK"
    "autor_email" => "ericksanttos815@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Uma intervenção pedagógica foi conduzida em turmas de primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins pelo programa de iniciação à docência, utilizando quebra-cabeças para explorar conceitos de função afim. A escolha das questões utilizadas, aliada à formação de grupos para promover cooperação, resultou em uma atividade envolvente e desafiadora. A metodologia buscou não apenas oferecer uma revisão teórica sólida, mas também fomentar a colaboração e o pensamento analítico dos alunos. Na implementação da atividade, 10 duplas e 5 grupos foram formados para promover a cooperação entre os alunos. 30 Quebra-cabeças foram utilizados para representar graficamente funções afim, desafiando os alunos a reconhecerem padrões. A observação direta dos pibidianos avaliou o engajamento dos alunos durante a atividade. Cada um dos 5 grupos e das 10 duplas recebeu um quebra-cabeça com uma breve explicação sobre funções, estimulando a discussão e resolução de desafios específicos. A atividade foi realizada com sucesso em duas turmas, utilizando cartazes e jogos para tornar o aprendizado mais dinâmico. Os resultados apontaram para uma melhoria significativa na compreensão das funções afins, com maior confiança e participação ativa dos alunos em ambas as turmas. A abordagem inovadora foi bem recebida, consolidando e revitalizando o assunto já estudado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.