O atletismo consiste nas práticas de correr, saltar e arremessar/lançar. A sua aprendizagem pode contribuir para a superação de problemáticas relacionadas ao corpo. O objetivo do presente trabalho é propor estratégias pedagógicas utilizadas para incentivar os alunos a participarem das aulas, promovendo a diversidade e a valorização das diferenças individuais. O estudo foi realizado em uma escola municipal em São Luís (MA), que acolheu o subprojeto de Educação Física do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFMA. O conteúdo abordado foi o atletismo e as aulas foram baseadas nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Os alunos tiveram aulas teóricas abordando a história, técnicas e regras da modalidade, e posteriormente, aulas práticas por meio de atividades lúdicas. Relatou-se uma experiência que descreveu as etapas do processo pedagógico sobre o ensino do atletismo na escola. Dessa forma, demonstrou sua importância ao promover a inclusão e a representatividade, para que cada estudante valorizasse suas singularidades, como também a auto aceitação de sua estrutura corporal na prática deste esporte, e assim notou-se um ambiente mais acolhedor para todos.