DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E GEOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA UM NOVO OLHAR EM RELAÇÃO AOS POVOS ORIGINÁRIOS.
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107273 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 1319 "titulo" => "DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E GEOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA UM NOVO OLHAR EM RELAÇÃO AOS POVOS ORIGINÁRIOS." "resumo" => "Atualmente pouco se tem discutido sobre as relações étnico-raciais no processo educativo do ensino básico, a partir da Geografia escolar, diante disso buscou-se discutir a lei que torna obrigatório a inclusão da história e da cultura indígena no currículo da educação básica, assim como uma forma de trabalhar a questão indígena concomitante aos conteúdos curricular de geografia que vá além da simbologia, dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva junto aos educandos. Através de uma prática pedagógica diferenciada, que visa combater a exclusão e a desigualdade étnica. A prática foi mediada pelo Programa Residência Pedagógica e desenvolvida em uma escola Municipal, localizada na cidade de Augusto Corrêa, nordeste paraense, com alunos do sexto ano. A realização deu-se através de uma palestra educativa, com uso de imagens, atividade de pintura, produção textual sobre o cotidiano do indígena. A partir da construção das diversas narrativas construídas pelos alunos e reflexões desenvolvidas em sala de aula. Os alunos demonstraram que conseguiram se identificar as heranças povo indígena em vários aspectos de seu cotidiano. Portanto, pode-se perceber a importância de desenvolver em sala de aula práticas de ensino que garanta um aprendizado significativo, comprometido com a igualdade étnica e justiça social para com os povos originários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1319_TB352_25042024234444.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA SILVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Jessica Silva" "autor_email" => "jessicasilveira2407@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107273 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 1319 "titulo" => "DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E GEOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA UM NOVO OLHAR EM RELAÇÃO AOS POVOS ORIGINÁRIOS." "resumo" => "Atualmente pouco se tem discutido sobre as relações étnico-raciais no processo educativo do ensino básico, a partir da Geografia escolar, diante disso buscou-se discutir a lei que torna obrigatório a inclusão da história e da cultura indígena no currículo da educação básica, assim como uma forma de trabalhar a questão indígena concomitante aos conteúdos curricular de geografia que vá além da simbologia, dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva junto aos educandos. Através de uma prática pedagógica diferenciada, que visa combater a exclusão e a desigualdade étnica. A prática foi mediada pelo Programa Residência Pedagógica e desenvolvida em uma escola Municipal, localizada na cidade de Augusto Corrêa, nordeste paraense, com alunos do sexto ano. A realização deu-se através de uma palestra educativa, com uso de imagens, atividade de pintura, produção textual sobre o cotidiano do indígena. A partir da construção das diversas narrativas construídas pelos alunos e reflexões desenvolvidas em sala de aula. Os alunos demonstraram que conseguiram se identificar as heranças povo indígena em vários aspectos de seu cotidiano. Portanto, pode-se perceber a importância de desenvolver em sala de aula práticas de ensino que garanta um aprendizado significativo, comprometido com a igualdade étnica e justiça social para com os povos originários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1319_TB352_25042024234444.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA SILVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Jessica Silva" "autor_email" => "jessicasilveira2407@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }