A Resolução CNE/CP nº 1/2012 do MEC instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Entre outros aspectos, estabeleceu a necessidade de que essa temática passe a compor a formação continuada de docentes em suas respectivas instituições. Essa realidade, portanto, aplica-se aos Institutos Federais, o que abrange o Curso de Licenciatura em Química do IFBA, campus Vitória da Conquista. Nesse ínterim, a presente pesquisa teve por objetivo discutir como ocorre a formação continuada de docentes do Curso de Licenciatura em Química do IFBA, campus Vitória da Conquista, para a Educação em Direitos Humanos. A opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, que recorreu à revisão bibliográfica e à análise documental, haja vista a necessidade de investigar se os fundamentos teóricos e normativos sobre o tema e de associá-los com o Curso de Licenciatura em Química do IFBA, campus Vitória da Conquista. O referencial teórico permitiu identificar a Educação em Direitos Humanos como fundamental para a promoção da igualdade e da cidadania. Além disso, por meio de uma análise crítica, constatou-se que os documentos institucionais se referem à formação continuada docente, além de estarem em conformidade com as leis brasileiras sobre a Educação em Direitos Humanos. Assim, os resultados obtidos com este estudo permitiram reconhecer que o estabelecimento de um diálogo entre os campos da Educação em Direitos Humanos e do Ensino de Química se apresenta como uma estratégia eficiente para a consolidação dos direitos humanos, o que reforça a importância da formação continuada docente para a Educação em Direitos Humanos no Curso de Licenciatura em Química do IFBA, campus Vitória da Conquista.