O programa Residência Pedagógica se destaca como uma iniciativa crucial no contexto da formação docente, oferecendo oportunidades valiosas para os estudantes de licenciatura aprimorarem suas habilidades pedagógicas por meio de experiências práticas em ambientes de ensino. Seu foco centraliza na melhoria e no fortalecimento da formação dos futuros educadores, através do desenvolvimento de projetos que enriqueçam a prática pedagógica e estreitem os laços entre a universidade e as escolas. Nesse sentido, este trabalho busca explorar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para o aprimoramento da formação docente, utilizando como base metodológica elementos subjetivos derivados da experiência direta dos participantes. Tais elementos englobam observação, reflexão e descrição das jornadas dos residentes durante sua participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), conforme estabelecido no edital 24/2022, abrangendo cursos introdutórios à docência, imersão na prática escolar, regência de aulas e elaboração de projeto de intervenção. Portanto, é evidente que o PRP estimula uma reflexão contínua sobre as práticas educacionais. Através de momentos de diálogo, análise de resultados e ajustes de estratégias, somos incentivados a repensar nossas abordagens e a buscar constantemente o aprimoramento. Esse ciclo de reflexão e ação se traduz em um avanço progressivo e na formação de profissionais mais qualificados e comprometidos com a excelência na educação.