CONECTANDO SABERES: O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO DANTAS
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107483 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 733 "inscrito_id" => 1982 "titulo" => "CONECTANDO SABERES: O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO DANTAS" "resumo" => "O presente trabalho se propõe a relatar experiências dos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica do curso de Língua Inglesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vivenciadas com turmas de 1º ano/série e 3º ano/série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, localizada no município de Apodi-RN. Esta pesquisa tem como aporte teórico as contribuições de Freitas; Freitas; ALMEIDA (2020) quanto à discussão sobre o Programa de Residência Pedagógica e sua contribuição para a formação docente. Apresentamos aqui um relato breve das experiências de ambientação na referida escola e algumas atividades vivenciadas no Programa, tais como os ciclos formativos, reuniões de planejamento e regência com a turma. Ademais, reportaremos alguns resultados obtidos a partir de um questionário implementado nas turmas, cujo objetivo era compreender as diversas realidades dos estudantes, como lidam com a disciplina de língua inglesa e as questões de acessibilidade em relação às tecnologias digitais disponíveis. O objetivo dessa ação foi fundamentar uma intervenção pedagógica coerente com a realidade apresentada. Nossas conclusões preliminares apontam para (1) a compreensão do PRP como um Programa de fundamental relevância para a formação docente nos cursos de licenciatura; (2) a compreensão da relação dos alunos com a língua inglesa, bem como as dificuldades vivenciadas por eles em termos de acesso às tecnologias digitais e, por fim, (3) compreendemos a necessidade da realização de oficinas de intervenção, trabalho este que será parte de nossas atividades para o segundo semestre." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID1982_TB733_15042024100240.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURIO VICTORIO DO NASCIMENTO NORONHA" "autor_nome_curto" => "VICTORIO" "autor_email" => "victorio.noronha00@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107483 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 733 "inscrito_id" => 1982 "titulo" => "CONECTANDO SABERES: O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO DANTAS" "resumo" => "O presente trabalho se propõe a relatar experiências dos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica do curso de Língua Inglesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vivenciadas com turmas de 1º ano/série e 3º ano/série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, localizada no município de Apodi-RN. Esta pesquisa tem como aporte teórico as contribuições de Freitas; Freitas; ALMEIDA (2020) quanto à discussão sobre o Programa de Residência Pedagógica e sua contribuição para a formação docente. Apresentamos aqui um relato breve das experiências de ambientação na referida escola e algumas atividades vivenciadas no Programa, tais como os ciclos formativos, reuniões de planejamento e regência com a turma. Ademais, reportaremos alguns resultados obtidos a partir de um questionário implementado nas turmas, cujo objetivo era compreender as diversas realidades dos estudantes, como lidam com a disciplina de língua inglesa e as questões de acessibilidade em relação às tecnologias digitais disponíveis. O objetivo dessa ação foi fundamentar uma intervenção pedagógica coerente com a realidade apresentada. Nossas conclusões preliminares apontam para (1) a compreensão do PRP como um Programa de fundamental relevância para a formação docente nos cursos de licenciatura; (2) a compreensão da relação dos alunos com a língua inglesa, bem como as dificuldades vivenciadas por eles em termos de acesso às tecnologias digitais e, por fim, (3) compreendemos a necessidade da realização de oficinas de intervenção, trabalho este que será parte de nossas atividades para o segundo semestre." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID1982_TB733_15042024100240.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURIO VICTORIO DO NASCIMENTO NORONHA" "autor_nome_curto" => "VICTORIO" "autor_email" => "victorio.noronha00@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }