JOGOS ELETRÔNICOS COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107680 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1086 "inscrito_id" => 2579 "titulo" => "JOGOS ELETRÔNICOS COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "O surgimento da tecnologia objetiva ajudar e facilitar a vida do ser humano, buscando aprimorar e fornecer informações mais rápidas nas esferas em que estamos inseridos. Além de possibilitar novas formas de comunicação, interação e inserção social, geram transformações no modo de comunicar, pensar, conhecer e criar. Assim, o presente trabalho apresenta os jogos eletrônicos como conteúdo nas aulas de Educação Física, a partir de um relato de experiência de bolsistas do PIBID. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, enquanto relato de experiência, considerando as aulas aplicadas em uma escola estadual na cidade de Parintins- Amazonas. Observamos que o crescimento dos jogos eletrônicos vem aumentando como material didático nas escolas, influenciando diretamente no processo de ensino- aprendizagem dos alunos, considerando que os jovens e adolescentes são facilmente encantados por jogos digitais; deste modo, é de suma importância se esse foco fosse considerado aos estudos por meio dos jogos eletrônicos. As pesquisas apontam que a forma como ensinamos e aprendemos mudou de geração para geração, influenciado por diferentes estímulos motivacionais e atrativos, assim os jogos digitais se tornaram mais presentes. Apesar das diferenças visíveis nas gerações e nas formas de ensino aplicadas em cada uma delas, é necessário que o professor se adapte à realidade presente, pois não há como ensinar uma geração que cresceu em meio a tecnologias digitais sem usá-las, sempre de maneira consciente e assistida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2579_TB1086_25042024225902.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANETH SIMAS JACAÚNA" "autor_nome_curto" => "JANETH" "autor_email" => "janeyen46@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107680 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1086 "inscrito_id" => 2579 "titulo" => "JOGOS ELETRÔNICOS COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "O surgimento da tecnologia objetiva ajudar e facilitar a vida do ser humano, buscando aprimorar e fornecer informações mais rápidas nas esferas em que estamos inseridos. Além de possibilitar novas formas de comunicação, interação e inserção social, geram transformações no modo de comunicar, pensar, conhecer e criar. Assim, o presente trabalho apresenta os jogos eletrônicos como conteúdo nas aulas de Educação Física, a partir de um relato de experiência de bolsistas do PIBID. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, enquanto relato de experiência, considerando as aulas aplicadas em uma escola estadual na cidade de Parintins- Amazonas. Observamos que o crescimento dos jogos eletrônicos vem aumentando como material didático nas escolas, influenciando diretamente no processo de ensino- aprendizagem dos alunos, considerando que os jovens e adolescentes são facilmente encantados por jogos digitais; deste modo, é de suma importância se esse foco fosse considerado aos estudos por meio dos jogos eletrônicos. As pesquisas apontam que a forma como ensinamos e aprendemos mudou de geração para geração, influenciado por diferentes estímulos motivacionais e atrativos, assim os jogos digitais se tornaram mais presentes. Apesar das diferenças visíveis nas gerações e nas formas de ensino aplicadas em cada uma delas, é necessário que o professor se adapte à realidade presente, pois não há como ensinar uma geração que cresceu em meio a tecnologias digitais sem usá-las, sempre de maneira consciente e assistida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2579_TB1086_25042024225902.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANETH SIMAS JACAÚNA" "autor_nome_curto" => "JANETH" "autor_email" => "janeyen46@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }