A motivação para a aprendizagem escolar vem se mostrando complexo e multidimensional. Durante as observações em sala de aula, a desmotivação emergiu como interesse por parte de licenciandos, desencadeando a necessidade de obtenção de mais informações sobre os adolescentes. Assim, o objetivo deste trabalho foi explorar o uso de um questionário para sondar predileções, percepções e o perfil motivacional de estudantes na prática de planejamento de recursos didáticos de professores de Química em formação inicial. Para isso, dois questionários foram elaborados e implementados para 279 estudantes de duas escolas públicas. O primeiro levantou o perfil motivacional e foi analisado com base da Teoria da Autodeterminação. O segundo foi categorizado por meio de Análise de Conteúdo. A análise mostrou um perfil de regulação externa com tendência à identificada para uma das escolas, enquanto a segunda apresentou de forma expressiva a regulação integrada. A adaptação do questionário apresentou confiabilidade satisfatória para a maioria dos blocos de itens, mas se indica o uso do questionário original. Os estudantes demonstraram predileções majoritariamente por séries, filmes, jogos e uso de aparelho celular para acesso à internet e lazer. A preferência por experimentos e a falta de atenção como uma dificuldade para aprender emergiram de forma considerável. Práticas de leitura e escrita com materiais de leitura temáticos e práticas de construção de representações foram desenvolvidas partir dessas informações. Essa vivência sugere que o uso de questionário pode auxiliar na exploração da motivação escolar e guiar o planejamento de atividades escolares durante a formação inicial de professores