Este estudo busca explorar as adaptações em jogos didáticos no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com foco no ensino dos objetos de conhecimento matemáticos, especialmente nas habilidades que irão envolve frações e números decimais, no 8º e 7º ano, de acordo com as diretrizes do currículo de Pernambuco. A eficácia pedagógica na incorporação de jogos, como bingo e dominó de frações no ensino, é uma estratégia promissora, evidenciando sua efetividade na assimilação do conhecimento e no estímulo ao engajamento dos alunos. A metodologia envolveu adaptações nos jogos de dominó e bingo, proporcionando um ambiente lúdico e interativo. Durante a aplicação prática, observou-se receptividade positiva e maior eficácia na transmissão do conhecimento, transformando a dinâmica da sala de aula.Os resultados notáveis do PIBID refletem a eficácia das adaptações nos jogos, evidenciando a relevância dessas inovações. A abordagem lúdico-pedagógica, embasada em teorias de aprendizagem significativa, contribuiu para uma compreensão intuitiva dos conceitos matemáticos referentes a frações foi abordada,reforçando a importância das inovações no ensino de matemática. Em síntese, as adaptações nos jogos didáticos, embasadas em metodologia adequada, representam uma contribuição significativa para o ensino de matemática. A experiência no PIBID ressalta a importância de estratégias inovadoras, tornando a aprendizagem mais eficaz e prazerosa, alinhada à ludicidade.