Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: AS INTERFACES FORMATIVAS PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Esta comunicação trata do relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP), no curso de Pedagogia da UFPA, no período de novembro de 2022 a abril de 2024 e tem como objetivos: analisar e refletir a trajetória das ações e suas contribuições formativas para a iniciação à docência no contexto da UEI Wilson Bahia. A dinâmica da Residência Pedagógica pode ser caracterizada como “pesquisa colaborativa”, a partir da perspectiva institucional da UFPA, nas interfaces do subprojeto entre o curso de Letras e de Pedagogia visando o fortalecimento da formação docente e a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento. Essa mesma articulação tem-se dado com as escolas campo, no sentido de buscar atender as demandas que surgem ali com a colaboração da Universidade. Analisamos que a Residência Pedagógica possibilita a constituição de um movimento proativo com a parceria da UFPA, das escolas-campo, dos residentes, das preceptoras, das professoras orientadoras, de organizações e profissionais de várias áreas de conhecimento na busca pela (res)significação das práticas formativas. A experiência no PRP, aponta que educar e formar guardam em si mesmos, processos múltiplos, heterogêneos, complexos e por vezes, antagônicos quando compreendidos pela ótica das políticas públicas e o contexto atual da sociedade capitalista com suas desigualdades e incoerências. Nesse sentido, o PRP surge como uma alternativa governamental para ratificar a necessidade da formação teórico-prática nos cursos de Licenciatura, posto que é inegável a construção da identidade docente e perpassa pelo apoio e orientação de muitas mãos e a presença constante na escola.

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