Esta comunicação trata do relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP), no curso de Pedagogia da UFPA, no período de novembro de 2022 a abril de 2024 e tem como objetivos: analisar e refletir a trajetória das ações e suas contribuições formativas para a iniciação à docência no contexto da UEI Wilson Bahia. A dinâmica da Residência Pedagógica pode ser caracterizada como “pesquisa colaborativa”, a partir da perspectiva institucional da UFPA, nas interfaces do subprojeto entre o curso de Letras e de Pedagogia visando o fortalecimento da formação docente e a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento. Essa mesma articulação tem-se dado com as escolas campo, no sentido de buscar atender as demandas que surgem ali com a colaboração da Universidade. Analisamos que a Residência Pedagógica possibilita a constituição de um movimento proativo com a parceria da UFPA, das escolas-campo, dos residentes, das preceptoras, das professoras orientadoras, de organizações e profissionais de várias áreas de conhecimento na busca pela (res)significação das práticas formativas. A experiência no PRP, aponta que educar e formar guardam em si mesmos, processos múltiplos, heterogêneos, complexos e por vezes, antagônicos quando compreendidos pela ótica das políticas públicas e o contexto atual da sociedade capitalista com suas desigualdades e incoerências. Nesse sentido, o PRP surge como uma alternativa governamental para ratificar a necessidade da formação teórico-prática nos cursos de Licenciatura, posto que é inegável a construção da identidade docente e perpassa pelo apoio e orientação de muitas mãos e a presença constante na escola.