O presente trabalho discorre sobre a unidade temática 8 intitulada “Tempo e Clima” de um livro didático de ciências de 8° ano das séries finais do ensino fundamental, tendo como análise a sua relação com a Geografia. No trabalho é feita revisão sobre a temática de livro didático, procurando contextualizá-la de maneira objetiva, apresentando a importância desse material no contexto escolar bem como a relevância da interdisciplinaridade que pode ser encontrada nele. Para construção do trabalho, o percurso traçado foi a de pesquisa qualitativa e da revisão de literatura (sobretudo do livro didático de ciências citado no trabalho). Através das análises feitas, foram tecidas observações sobre os conteúdos do livro didático presentes na unidade temática, teve-se como critérios de avaliação, a clareza e objetividade do capítulo do livro em trazer a ideia de Tempo e Clima. Também foram identificadas as relações da unidade temática com a Geografia, buscando olhar o livro didático numa perspectiva interdisciplinar. Foi possível identificar como foram apresentados os mapas, gráficos e um climograma no capítulo do livro de Ciências. Posteriormente, foi discorrido sobre o cuidado em se conhecer os conteúdos do livro didático com o olhar da interdisciplinaridade, pois eles tendem a fazer parte da vida dos estudantes, possibilitando que eles possam evoluir criticamente (entendendo melhor o mundo) e uma visão menos segmentada dos conteúdos.